Página Inicial » Saúde » Condor oferta novo método contraceptivo para adolescentes

Condor oferta novo método contraceptivo para adolescentes

postado em: Saúde

Implante subdérmico é uma excelente opção para evitar o esquecimento de pílulas anticoncepcionais

Diante da realidade enfrentada por jovens mães no município e buscando reduzir os impactos causados por uma gravidez precoce, a administração municipal por meio da Secretaria da Saúde vai ampliar o acolhimento oferecido para adolescentes de 10 a 19 anos. Trata-se de uma nova e moderna opção de método contraceptivo conhecida como: implante subdérmico – Implanon.

Conforme o secretário de saúde, Eduardo Chagas, neste primeiro momento, foram adquiridos 15 dispositivos para serem aplicados no segundo semestre deste ano. O implante será realizado na Unidade Básica de Saúde pelo médico ginecologista Dr. Rafael Furini, com agendamento prévio.

Para o prefeito Valmir Land, o Implante subdérmico é um método importante minimizar os índices de gravidez indesejada entre adolescentes

“Diante dos impactos socias negativos causados por uma gravidez na adolescência, viabilizamos a oferta do Implanon com o objetivo de dar atenção integral à saúde da mulher” completa o prefeito.

Implante subdérmico

O implante contraceptivo subdérmico ou Implanon consiste em um pequeno tubo de silicone com cerca de 3 centímetros de comprimento e 2 milímetros de diâmetro, que é introduzido pelo profissional ginecologista no braço da paciente sob anestesia local. A novidade tem eficácia superior a 99% e durabilidade de três anos.

Quem tem direito ao Implanon?

Para ter direito ao Implanon existem critérios de elegibilidade, entre eles: ser adolescente, ter cadastro no CadÚnico e possuir contraindicação absoluta a outros métodos contraceptivos e preencher um termo de consentimento antes da inserção do dispositivo.

Por, Ascom/Prefeitura de Condor.