Conheça Condor

  • Urbana e rural, Condor é um município tradicionalmente alemão.

A influência cultural, trazida pelos imigrantes na segunda metade do século XIX faz parte da história de Condor. Tradições costumes e crenças, passadas de geração em geração, foram caracterizando o município como um lugar excepcionalmente alemão.

O turista pode saborear da típica culinária alemã, presente nos pratos e receitas das famílias condorenses. Atrativos e lugares contam um pouco da história local.

Em pouco tempo é possível conhecer pontos turísticos e resgatar peculiaridades da Alemanha em conversas, trajes, festas, danças e músicas tradicionalmente germânicas.

  • Nossas potencialidades

Abraçada pela região noroeste do Rio Grande do Sul, o município está estrategicamente localizado nas margens da BR 158 integrando o maior polo industrial de pós colheita com a fabricação de equipamentos para secagem, beneficiamento e armazenagem de grãos para todo o Brasil.

Em 2019, Condor ganhou o slogan de “Terra da Boa Semente“, pois possui as maiores empresas
produtoras de sementes certificadas do Brasil e da América Latina. Também é destaque na produção de leite no Estado com capacidade produtiva de 29 milhões de litros por ano.

Na indústria, Condor investe e concede incentivos para a instalação de grandes, médias e pequenas empresas na área industrial. E para quem aprecia a natureza, a área rural reserva lindas paisagens, com muito verde, rios e cachoeiras, que fazem parte do roteiro de turismo rural, Recantos da Colônia, contemplando mais de 10 pontos turísticos.

Para celebrar suas raízes e belezas, as festas tradicionais de Condor encantam pela alegria, diversidade de atrações e gastronomia típica.

  Quliadade de Vida

  • Saúde

Com um moderno complexo de Saúde, Condor é referência em atendimento regional aos usuários do SUS. Possui uma frota de veículos novos e semi-novos e uma Unidade Básica de Saúde que oferece serviços ambulatoriais para 100% da população.

  • Educação

Uma ampla e privilegiada estrutura proporciona segurança, conforto e praticidade da educação infantil ao ensino fundamental. O prédio da EMEI Sonho Feliz, que comporta a educação infantil, possui uma estrutura planejada, direcionada e com acessibilidade para que os alunos possam compartilhar situações diversas de aprendizado e convivência em todos os momentos da rotina escolar.

  • Infraestrutura

Para que mais conforto e bem-estar chegue até a população, o município investe em mobilidade. Na cidade e no interior os projetos de pavimentação já se tornaram referência para outros municípios.

  Empreendedorismo

No setor da indústria, Condor avança de forma expressiva na região. Isso por que oferece incentivos para a instalação de empresas de pequeno, médio e grande porte. Além disso, o município possui um forte potencial econômico, o que contribuiu para desenvolver grandes políticas públicas voltadas ao empreendedorismo.

  Segurança

Na área da Segurança Pública, Condor possui o sistema de vigilância monitorada 24h. São mais de 10 câmeras de monitoramento que oferecem segurança para elucidar crimes e delitos por todo o perímetro urbano.
O município ainda possui suporte em efetivos e veículos novos.

  Rural

A bela e agradável área rural de Condor convida os visitantes a permanecer mais tempo na cidade e conhecer os encantos do interior.

  • Caminho “Água das Pedras”

Um lugar paradisíaco em meio a mata que leva a lindas paisagens e quedas d’água. A propriedade da família Piasetzki oferece almoço a base de javali ou cordeiro e uma visita a usina e cascata.

  • Balneário Albuquerque

Para curtir com a família e amigos, o Balneário Albuquerque possui área de lazer com restaurante, área verde, piscina, pesque e pague e churrasqueiras para passar um dia com muita tranquilidade em meio a natureza.

  • Café Colonial “Sabores da Colônia”

Com receitas especiais, a família Springer proporciona aos visitantes um café colonial tipicamente alemão. No local é possível fazer um passeio pela trilha ecológica e ainda conhecer o sistema de produção leiteira “Compost Barn”.

  • Parque aquático Big Brother

Uma área de lazer completa. Localizado a 1km da cidade, o parque aquático Big Brother dedica-se para oferecer muito entretenimento e sossego. No local, o visitante pode usufruir de um campo de futebol, cancha de bocha, quadra de areia, além de camping e cabanas para acampamento.

  Gastronomia

Além da tradicional culinária germânica e das delícias coloniais, a gastronomia de Condor destaca-se por sua variedade e agrada o paladar de muitos turistas e visitantes.
Dos pratos principais estão a cuca com linguiça, o salame, e o famoso o kasekuchen, bolo alemão servido nas casas e padarias da cidade, que tem um gostinho azedo e levemente doce, muito suave. Petiscos como torresmo, e seus derivados também fazem parte dos costumes, assim como o eisbein, que é o joelho de porco.

  Cartões Postais

  • Pórtico de acesso

Considerado um dos principais cartões postais de Condor o pórtico na entrada do município tem estilo germânico e saúda os visitantes que chegam pelo acesso principal da cidade localizado na BR 158.

  • Praça Municipal

A praça municipal, ou praça Pedro Gartner como é denominada, oferece um espaço tranquilo e acolhedor, ideal para aquela roda de chimarrão com a família e com amigos. O local possui parque infantil, academia ao ar livre e lancheria.

  • Prefeitura

Com uma imponente beleza arquitetônica, o Centro Administrativo da prefeitura é uma obra que encanta moradores e turistas. No seu interior uma escadaria em formato de caracol relembra a arquitetura de meados dos anos 80.

  Eventos Tradicionais

Fevereiro
  • Rodeio Crioulo (CTG Tropeiro da Liberdade)
Maio
  • Expocon (Feira do Agronegócio)
Julho
  • Festa da Colheita
  • Festa do Imigrante, Colono e Motorista
Setembro
  • Semana Farroupilha
Outubro
  • Festa da Padroeira
  • Oktoberfest
Novembro
  • Moto Acampamento
Dezembro
  • Natal Luz e Brilho

  Como Chegar