Página Inicial » Saúde » Aedes Aegypti: Secretaria da Saúde alerta para que moradores façam a manutenção periódica e observem critérios para instalação de cisternas

postado em: Saúde

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "Aedes : Secretaria da Saúde alerta para que moradores façam manutençac periódica e observem critérios de instalação de cisternas PREFEITURADE CONDOR DOR Sabaida Deeyalmen Cestão 2021-2024"Em reunião nesta quarta-feira (10), a Secretaria Municipal da Saúde, Setor de Vigilância e o Grupo Técnico de Vigilância Sanitária da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde estiveram reunidos para trocar informações acerca da epidemia de dengue instalada no município. Conforme boletim epidemiológico atualizado ainda na quarta-feira, Condor havia registrado 171 casos confirmados da doença, 110 estão sob investigação.

Diante deste cenário o coordenador do Departamento de Saúde, Arno Matschinske Junior, expressou sua preocupação para o aumento alarmante de casos de dengue e a rápida transmissão do vírus. Um dos maiores problemas, segundo as equipes de combate ao aedes, são os criadouros de mosquitos, através de cisternas, caixas d’água e também piscinas. Em visitas domiciliares, foi observado pelos agentes uma grande incidência de larvas presentes nestes espaços que se encontram desprotegidos, ou sem nenhuma manutenção periódica.

“Nesse momento que estamos vivendo uma epidemia por dengue no município e região, as cisternas precisam deixar de ser utilizadas ou adotar medidas importantes como esvaziá-las, lavar bem e/ou no momento da água da chuva, usar tela e produto que não prolifere a larva”.

Além das ações já executadas bem como após o reconhecimento federal que decreta situação de emergência no município de Condor, a prefeitura está reforçando os alertas para que os cuidados sejam intensificados. As ações vêm sendo realizadas através da visita dos agentes, que inspecionam possíveis focos e orientam a população. Ainda o bloqueio químico com uso de inseticida também tem sido bastante usado em Condor, especialmente no entorno de residências onde há casos suspeitos ou confirmados.

“O trabalho dos agentes de endemias vem sendo reforçado. Isso por que buscamos localizar e identificar com antecedência os imóveis que apresentam criadouros do mosquito na cidade”, frisou o coordenador Arno.

Nos próximos dias a pasta deve se reunir com demais secretarias, defesa civil e membros da comunidade para implantação do comitê de crise de enfrentamento à dengue, e planejar novas ações. Ainda de acordo com o coordenador Arno, já estão sendo discutidas ações urgentes como aumento nas testagens e triagem de pacientes suspeitos, organização de uma sala para hidratação e observação no Hospital e novos mutirões de limpeza nos bairros.

A Administração Municipal em parceria com a 17ª CRS vai continuar trabalhando e, nesse sentido, pede encarecidamente que cada morador de Condor realize uma vistoria minuciosa em seus pátios e áreas externas, a fim de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue. A batalha contra a dengue requer a participação de todos. Juntos, podemos garantir um ambiente mais saudável e seguro. Contamos com a sua contribuição e dedicação nesse importante esforço de prevenção.

Por, Ascom.