Página Inicial » Saúde » Prefeitura e Defesa Civil realizam reunião para decretar situação de emergência por dengue

postado em: Saúde

A Administração Municipal está adotando uma série de medidas para combater a doença, e com o decreto municipal 039/2024, que estabelece alerta epidemiológico, busca obter ainda mais apoio dos governos federal e estadual

Ao observar aumento no número de casos positivos de dengue em diversos bairros, a Prefeitura de Condor adotou uma série de medidas para combater a doença. Ontem, segunda-feira (11), foi publicado o decreto 039/2024, que declara “Situação de Emergência e Alerta Epidemiológico no Município”. E também seguem sendo realizadas ações preventivas e de aplicação de inseticidas, que se complementam com a atualização da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.

Em reunião na manhã de segunda-feira (11), no Gabinete do Prefeito, representantes do Executivo, servidores públicos, e representantes da Defesa Civil (7ª Coordenaria Regional de Proteção e Defesa Civil) discutiram sobre o atual cenário de dengue no município afim de planejar estratégias e soluções de combate. Neste primeiro encontro a Prefeitura apresentou um panorama geral aos participantes, que puderam tirar todas as dúvidas relacionadas ao tema e também fazer apontamentos e sugestões.

“Estamos registrando um aumento de notificações e também de confirmações de casos de dengue. É uma situação que vem crescendo em todo o Brasil, e em Condor decretamos situação de emergência. 90% dos focos identificados estão nas residências, e por isso estamos com toda a equipe da Secretaria de Saúde, mobilizada para trabalhar ativamente no bloqueio da doença. Contamos com a participação de todos para não deixar água parada”, argumentou o secretário da Saúde, Eduardo Chagas.

Na sequência, foram apresentados todos os processos relacionados à doença, que começam no atendimento da Unidade de Saúde, onde os moradores relatam sintomas como febre, dor no corpo, dor de cabeça e mal-estar. Nesses casos, os pacientes são acompanhados, com hemogramas e realização de sorologia, e encontram todo o suporte necessário.

Além disso, há também o trabalho preventivo e de conscientização da população, que envolve carro de som, redes sociais e visitas às residências para inspeção de possíveis focos, trabalho de orientação porta a porta e também divulgação nos principais meios de comunicação.

Já em casos confirmados da doença ocorre o procedimento de nebulização (bloqueio químico) nas casas em que há foco e também nas residências do entorno, sempre com aplicação de um produto que não prejudica a saúde das pessoas e dos animais, mas contribui para o combate contra a dengue.

Conforme o prefeito em exercício, Rômulo Teixeira Carvalho, o estado é de alerta e, por isso, foi publicado o decreto 039/2024, que estabelece “Situação de Emergência e Alerta Epidemiológico no Município”. A medida vem para que seja possível que a Administração Municipal solicite ainda mais apoio dos governos federal e estadual.

Em 2024, somente na segunda quinzena de fevereiro, até ontem (11) já são 32 casos positivos em todo o município. 47 estão em investigação. E como o mosquito se prolifera em focos de água parada, o objetivo é não deixar que isso aconteça. Logo, todo e qualquer objeto deve ser armazenado em local seco e coberto; os vasos de plantas devem vir acompanhados sempre de pratinho com areia; as caixas d’água devem estar devidamente fechadas; as calhas devidamente desentupidas; entre outras atitudes de cuidado. Além disso, é recomendado o uso de repelente por todos, de duas três vezes ao dia.

E nesse combate os moradores também podem contribuir, ao adotar estas medidas preventivas em casa.

Decreto Executivo disponível em: www.condor.rs.gov.br (editais).

Por, Ascom.