Página Inicial » Defesa Civil » Condor decreta situação de emergência após chuvas intensas

Condor decreta situação de emergência após chuvas intensas

postado em: Defesa Civil

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, corpo d'água e texto

O município de Condor decretou na sexta-feira (03), estado de emergência devido às intensas chuvas que assolaram o município nas últimas semanas. A decisão foi tomada com o objetivo de concentrar esforços no reestabelecimento de estradas e oferecer suporte aos agricultores que tiveram perdas em lavouras.

Conforme laudos da Defesa Civil e Emater, ao atingir níveis críticos, os rios do município alagaram extensas áreas, o que causou erosão em lavouras, inundações, alagamentos, enxurradas, prejuízos na malha rodoviária rural, e instabilidade nas redes de telefonia e Internet. Pontes e pontilhões do município também sofreram danos consideráveis, prejudicando a mobilidade, acesso a comunidades locais e o transporte escolar.

O decreto de situação de emergência visa acelerar a resposta às necessidades imediatas, permitindo a mobilização eficiente de recursos e esforços para reparos urgentes nas vias e na infraestrutura danificada, além de possibilitar que produtores rurais afetados possam acessar o seguro de safras.

Conforme o Prefeito Valmir Land, além dos danos em estradas do município, as lavouras de soja que ainda estavam para ser colhidas foram duramente atingidas, deixando os produtores em uma situação preocupante. “A urgência do decreto se fundamenta na necessidade de concentrar esforços na reconstrução das áreas afetadas e oferecer suporte prioritário aos produtores, cujas fontes de renda foram comprometidas”, destaca o gestor.

O decreto demonstra a importância de uma resposta ágil e coordenada diante dos desafios naturais, ressaltando o comprometimento da administração municipal em proteger a comunidade e garantir a recuperação eficaz diante dos impactos das intempéries.

“Acompanhamos de perto a situação, para garantir a comunidade atenção e segurança que precisam neste momento”, diz o coordenador municipal da Defesa Civil, João Luiz Lopes.

Por, Ascom.