Página Inicial » Educação » Alimentação escolar um dos pilares da Educação

Alimentação escolar um dos pilares da Educação

postado em: Educação

O programa de alimentação escolar nas unidades educacionais do município de Condor, oferece alimentação saudável, variada e segura. Com o objetivo de atender todas as demandas e necessidades nutricionais dos alunos durante o período letivo, colaborando diretamente no bom desempenho dos alunos. Além de incentivar os hábitos alimentares saudáveis através da Educação Nutricional no ambiente escolar.

Atualmente, as escolas da rede municipal de ensino – duas unidades rurais e três unidades urbanas – possuem 840 alunos matriculados, sendo 540 no ensino fundamental, 169 no pré-escolar, 126 no maternal e 05 no berçário. Todos beneficiados pelo programa de alimentação escolar municipal, com a maioria dos produtos adquiridos com recursos próprios.

A aquisição dos gêneros alimentícios para a agricultura familiar acontece por meio de licitação e chamada pública, oportunizando aos produtores rurais do próprio município a possibilidade de comercializar seus produtos, fazendo com que a receita permaneça em nossa cidade, contribuindo com a economia local.

O cardápio diário é elaborado, calculado e supervisionado por uma nutricionista responsável técnica lotada na Secretaria Municipal de Educação, assim como a organização do envio dos gêneros para as escolas, os quais serão necessários na semana segundo o cardápio pré-elaborado e per capita por aluno matriculado. Juntamente no transporte são enviadas guias de entrega as quais a escola comprova o recebimento dos gêneros.

A elaboração do cardápio

A seleção dos alimentos e planejamento dos cardápios é feita de acordo com as necessidades nutricionais, buscando atender as especificidades e condições, como a aceitação dos alunos, os costumes locais e a disponibilidade de cada gênero segundo a estação de colheita, seguindo as orientações e regras qualitativas e quantitativas dispostas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, como por exemplo, frutas in natura dois dias por semana, hortaliças no mínimo três dias por semana, carnes e aves quatro dias por semana, alimentos fonte de vitamina A três dias por semana, entre outras especificidades.

Como em todas as unidades as aulas são em período parcial (tem as escolas em turno integral, creche e Castelo Branco, em que são oferecidas mais de três refeições diárias), ou seja, de manhã ou a tarde, para a maioria dos alunos é fornecido uma refeição ao dia.

Quanto ao preparo dos alimentos, são repassadas às colaboradoras as orientações básicas de higiene pessoal, assim como a periodicidade de higienização de utensílios, equipamentos e ambientes característicos de cada unidade escolar. Também é feito a orientação quanto ao uso moderado de óleo, sal e açúcares, a fim de padronizar as preparações e preservar os nutrientes que são oferecidos.

Nos últimos anos, o município tem investido na alimentação escolar, que além de refletir diretamente na saúde das crianças, promove um avanço no rendimento e aprendizado escolar de todos.

Alimentos oferecidos regularmente para a elaboração dos pratos são alimentos básicos como: arroz, feijão, legumes, verduras carnes em geral. Os alimentos fornecidos pela agricultura familiar são: feijão, farinha de trigo, bolachas caseiras, pães caseiros, beterraba, cenoura, repolho, batata doce, mandioca, couve-flor, laranja de umbigo, suco de laranja e uva natural, alface, couve-folha, tempero verde.

Reunião do CAE- Conselho de Alimentação Escolar

No dia 04 de abril os membros do CAE, se reuniram na Secretaria da Educação para avaliação da prestação de contas de 2022 e posse dos novos membros. Na oportunidade a nutricionista Lilian Brum Teixeira explicou sobre o funcionamento da logística da merenda escolar, processo de compras, licitação, agricultura familiar e cálculos percapitos realizados por aluno. O auxiliar administrativo Rafael Sturza realizou uma apresentação com as atribuições dos membros o CAE, os valores destinados pelo FNDE (19% e contrapartida do município de 81%). Também foi apresentado os cardápios elaborados pela nutricionista que são aplicados nas escolas diariamente na oferta da merenda escolar.

Por, Ascom.