Página Inicial » Saúde » Secretaria Municipal de Saúde alerta para o Coronavírus

Secretaria Municipal de Saúde alerta para o Coronavírus

postado em: Saúde

O coronavírus-COVID19 é uma mutação de um dos vírus causadores da gripe e resfriado, transmitido por gotículas expelidas na tosse e espirro que ficam presentes no ar, nas mãos, superfícies como bancada, maçanetas, celulares, etc. Para evitar contaminação evite aglomerações, lugares, fechados, abraços e apertos de mãos e não compartilhar chimarrão, além de uma lavagem adequada das mãos, com água e sabão, e álcool gel.

A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio deste orientar a comunidade de como proceder em caso de suspeita de contaminação pelo coronavírus-COVID19.

Solicitamos para que aqueles que viajaram recentemente (últimos 14 dias) para área de transmissão local (Europa, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Porto Alegre e Campo Bom) e que apresentam febre e sintomas respiratórios como tosse, dificuldade ou dor para respirar, produção de escarros, congestão nasal, dor de garganta, devem evitar aglomerações e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (55) 3379 1142 e outro exclusivo 991540153, evitando ir a Unidade Básica de Saúde.

Neste caso é necessário que a pessoa fique no domicilio, pois a equipe de saúde se deslocara para avaliá-lo, isso evitará a contaminação de mais pessoas.

Salientamos que entre em contato pelo telefone disponibilizado apenas quando se encaixar nos critérios citados anteriormente e aguarde atendimento no domicilio.

Contamos com a colaboração e conscientização da comunidade para evitar que o COVID 19 se propague pelo município.

Por, Assessoria de Comunicação / Fonte, Secretaria Municipal de Saúde.