Saúde de Condor participa de evento no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

postado em: Saúde | 71
Da esquerda para a direita : Sara Pellin – Psicóloga Sociedade Hospitalar Beneficente de Condor (SHBC); Giovana Pereira Ribeiro – Coordenadora de Saúde Mental de Panambi; Louise Silveira – Assistente social SHBC; Odila Avila – Técnica de enfermagem SHBC e Sheila Mantovane da Silva – Psicóloga Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB).

No dia 10 de setembro na Igreja Batista Emanuel em Panambi, a Secretaria Municipal de Saúde de Panambi, juntamente com o CAPS João de Barro e Psico clínica, promoveram um diálogo em alusão ao setembro Amarelo, mês de combate e prevenção ao suicídio.

Na oportunidade estiveram representando o município de Condor, através da Secretaria Municipal da Saúde e Hospital, a Psicóloga da Sociedade Hospitalar Beneficente de Condor SHBC, Sara Pellin; Assistente social SHBC, Louise Silveira; Técnica de enfermagem SHBC, Odila Avila; Psicóloga do Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB), Sheila Mantovane da Silva e a Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Carmen Keller.

Em conversa, o médico, Dr. Daniel Galdino Bastos, realizou um panorama histórico do suicídio, trazendo dados que colocam o estado do RS, com o maior índice de suicídios do país, principalmente entre jovens de 15 a 29 anos. O médico enfatizou ainda que, a saúde mental do paciente com ideações suicidas, não pode ficar somente em psicólogos e psiquiatras, mas sim, através do acolhimento e do diálogo pelos demais profissionais na área da saúde.

Em nome do Hospital Beneficente de Condor, as Sras. Sara Pellin, Louise Silveira e Odila Avila, explanaram a respeito das internações em saúde mental, onde o hospital de Condor é referência, acrescentando sobre como é feito o recebimento do paciente, desde o acompanhamento com um psicólogo e psiquiatra, a atividades de recreação e artesanato.

A participação das profissionais da saúde de Condor neste evento, teve como objetivo principal, agregar ainda mais conhecimento acerca deste tema, buscando acolher e amparar de maneira efetiva os usuários do município.

Redação: Eliéser Wehr