Página Inicial » Obras » OBRAS: DEMANDAS NAS ESTRADAS CONTINUAM SENDO ATENDIDAS PELA SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

OBRAS: DEMANDAS NAS ESTRADAS CONTINUAM SENDO ATENDIDAS PELA SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS

postado em: Obras

 

Durante esta última semana, a Administração Municipal e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos realizaram diversos trabalhos no interior do município, incluindo ainda os serviços realizados na zona urbana, tal como, a preparação do solo nos canteiros centrais da Avenida do Comércio, onde no decorrer dos próximos dias serão plantadas novas mudas de plantas ornamentais.

Equipes da Secretaria de Obras, realizaram patrolamentos na Linha Alfredo; e na Linha Hermann. No Pontãozinho, (nas proximidades da propriedade de Elpídio Oliveira), as máquinas trabalharam para o encascalhamento, patrolamento e limpeza das margens da estrada. Na Linha Divisa (próximo a propriedade de Arno Fritsch) e na Linha Ramada, as estradas também receberam cascalho, patrolamento, rolagem e limpeza de margens.

Em conversa, o Secretário de Obras, Clenio Amaral, relatou sobre a importância de encascalhar as estradas. “ Uma das opções que estamos executando com as manutenções nas estradas, é o processo de encascalhamento das vias, pois o cascalho possibilita maior tempo de duração nos trechos, podendo resistir a aproximadamente 1 ano. ”, salientou.

O secretário reforçou ainda uma questão bastante relevante no que diz respeito as condições das estradas. Segundo ele, as empresas produtoras de semente existentes no município terceirizam grande parte do transporte que realiza a entrega aos portos de recebimento de grãos, o que devido ao fluxo recorrente de carretas e caminhões carregados(as), causam os prejuízos nas estradas, conforme os relatos de populares. Há também o transporte leiteiro e o transporte escolar, sendo 7 veículos próprios do município e 14 veículos terceirizados.

Todos estas condições, são consideradas ameaças que não podem ser gerenciadas, com relação as estradas, mas que, vistas por um outro ângulo, contribuem fortemente para o desenvolvimento econômico do município. A exemplo disso, Condor é o 2º maior produtor de sementes certificadas e o 3° maior produtor de leite do RS, onde representa economicamente 67% do agronegócio e da agricultura.

Portanto sabendo que o município possui 465 quilômetros quadrados de extensão territorial, com estradas na área rural que fazem ligações com as diversas localidades existentes no interior, e que também direcionam o trafego para a cidade, o secretário Clenio, reforça que, mesmo com a grande demanda na manutenção das vias, as equipes da Secretaria de Obras estão se esforçando para atender a todos os pedidos solicitados. “Pedimos serenidade a população, o município é grande em território, e repleto de trechos espalhados por toda a parte. As máquinas trabalham incansavelmente, inclusive em alguns momentos, nos finais de semana. Na medida do possível vamos estar realizando os trabalhos necessários para atender a todos”, destacou.

Na semana seguinte, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, deve dar uma atenção especial ao Loteamento Costa Verde, com o intuito de entregar os lotes dentro do prazo estabelecido. As manutenções nas estradas também devem continuar.

Redação: Eliéser Wehr – Acadêmico de Jornalismo – Unicruz