Página Inicial » Agricultura » Sementes de milho do Programa Troca-Troca não precisarão ser pagas

Sementes de milho do Programa Troca-Troca não precisarão ser pagas

postado em: Agricultura

O prefeito Valmir Land assinou hoje (12) a Portaria nº 114/2023 a qual autoriza a concessão do aumento de subsídio do Programa Troca-Troca de Sementes aos produtores rurais de Condor.

A resolução FEAPER nº 03/2023 do Governo do Estado concede bônus de 100% para os agricultores inseridos no Programa. É uma medida para auxiliar os produtores que há dois anos enfrentam situação de emergência provocada pela estiagem e tiveram prejuízos na produção de grãos, principalmente o milho, na safra 2022/2023.

A nova resolução altera a anterior, de maio de 2022, passando de 28% para 100% a anistia sobre o valor da compra nas operações realizadas no âmbito do Troca-Troca de Sementes. Significa que nenhum produtor precisará pagar pelas sementes adquiridas. Com este benefício, os produtores não precisam mais fazer o pagamento das parcelas relacionadas às sementes entregues para cultivo dos planos Safra e Safrinha. Todos os agricultores que aderiram ao programa em 2022 serão beneficiados com a medida. Em Condor, no último ciclo foram distribuídas 116 sacas para 28 produtores.

O Programa Troca-Troca de Sementes, aderido pela Prefeitura de Condor por meio da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural, promove o fomento ao cultivo de milho e sorgo e tem como objetivo disponibilizar sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo destinadas à produção de grãos ou silagem para os agricultores familiares do município.

Por, Ascom.