Página Inicial » Saúde » Saúde: vigilância alerta para infestação do Aedes aegypti

Saúde: vigilância alerta para infestação do Aedes aegypti

postado em: Saúde
O LIRAa 2021 coletou 75 amostras. Foto: comunicação.

Entre os dias 08 e 19 de fevereiro, foi realizado o primeiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti), o que causou preocupação para a equipe da Vigilância em Saúde de Condor, devido a alarmante quantidade de larvas do mosquito, presentes nas coletas realizadas. Ao todo, foram coletadas 75 amostras, encaminhadas ao Laboratório Regional de São Martinho, RS, vinculado à 17ª Coordenadoria Regional de Saúde.

As amostras, em sua imensa maioria foram encontradas em recipientes do tipo D2, ou seja, lixo. Aqueles potinhos pequenos que, deveriam ser colocados nas lixeiras e encaminhados para reciclagem, e que acabaram indo parar nos quintais das residências, restos de embalagens plásticas e lonas. Também foram encontradas várias coletas em bebedouros de animais domésticos e em plantas que acumulam água da chuva e/ou da mangueira em seu interior como é o caso das Bromélias.

O elevado número de amostras, significa uma infestação muito grande no município, o que confirma as inúmeras reclamações da população devido a presença do mosquito nas residências.

Mutirão da Limpeza

Para evitar um surto de dengue, medidas preventivas devem ser tomadas em caráter emergencial, e uma delas é um mutirão de limpeza que será realizado nos dias 02, 03 e 04 de março.

Nos dias 02/03 (terça-feira) e 04/03 (quinta-feira), será recolhido o lixo reciclável pela empresa Simpex, visto que são os dias de recolhimento rotineiro. No dia 03/03, serão recolhidos os demais tipos de reservatórios, como pneus e similares, móveis e eletrodomésticos. Nesta data a Prefeitura vai disponibilizar caminhão e colaboradores para fazer o recolhimento do material que estiver na rua. Por isso, a Vigilância convoca a população para que, durante o final de semana que antecede os dias do mutirão, realizem a limpeza de seus quintais e terrenos, colocando para recolhimento todos os recipientes que, de alguma forma, possam acumular água. Lixos recicláveis devem ser ensacados.

Por, Assessoria de Comunicação/Fonte, Setor de Vigilância.