Página Inicial » Saúde » Programa Melhores Amigos – Bicho sente como gente realiza primeiros procedimentos

postado em: Saúde

A Prefeitura de Condor iniciou os primeiros procedimentos de esterilização de cães e gatos, a fim de conter o abandono e o aumento descontrolado desta população. Com isso, passam a ser implementadas políticas públicas para os animais, que além de atender à Saúde é também uma preocupação de cunho social. O objetivo é barrar a procriação desenfreada de cães e gatos que vivem nas residências de famílias em vulnerabilidade social e dos abandonados pelas ruas da cidade.

A saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal. O aumento da população de animais domésticos amplia o risco de contágio das zoonoses, doenças transmissíveis dos animais aos homens e vice-versa. O Programa Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente é uma iniciativa da Prefeitura Municipal que leva em conta dois aspectos: o de proteção e respeito aos animais e o de saúde pública.

Inscritas no Setor de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento já foram realizadas 27 cirurgias de castração animal, sendo 03 felinos (02 fêmeas e 01 macho), 22 cães fêmeas e 02 cães machos.

A equipe de voluntários do município está composta pelo secretário da Saúde, Eduardo Chagas, e as servidoras Paula Bueno, Eloisa Kasper, Daiana Deckert e Paula Cal, responsáveis por reunir os animais, e transportar adequadamente até as clínicas veterinárias; Animed e Dottor Dog.

“Estou feliz com esta iniciativa que ajuda no controle dos nossos amigos cães e gatos. É uma atitude importante para preservação da saúde também”, pontuou o secretário da Saúde, Eduardo.

Para serem beneficiadas, as famílias tutoras dos animais devem estar de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa, como cadastro atualizado no CadÚnico. Animais de rua deverão ter indicação de famílias acolhedoras, com termo de responsabilidade durante o processo de cicatrização.

As orientações de cuidados com os animais pós castração são passadas pela equipe veterinária. Durante o período de recuperação, o animal precisa de repouso. É difícil impedir que ele se movimente, mas estando em família acolhedora a mesma fará os cuidados e higiene para não prejudicar a recuperação. É de fundamental importância a família acolhedora nesse processo.

Texto e Card, Ascom/Prefeitura de Condor.