Página Inicial » Sem categoria » PASTO DE QUALIDADE FOI TEMA DO DIA DE CAMPO DA EMATER/RS-ASCAR

PASTO DE QUALIDADE FOI TEMA DO DIA DE CAMPO DA EMATER/RS-ASCAR

postado em: Sem categoria

Agricultores familiares do Noroeste gaúcho participaram do dia de campo Bovinocultura Leiteira Alimentação de Qualidade o Ano Todo, realizado na terça-feira (04/06), em Pontão dos Buenos, interior de Condor. Nas cinco estações do evento, duas ideias prevaleceram: planejamento e qualidade.

“Todo o meu lucro vem do pasto”, disse o anfitrião, Armindo Strücker, proprietário de um plantel de 33 vacas em lactação.

Estudos apresentados pela Emater/RS-Ascar indicam serem necessários 40 kg de pasto para uma vaca de 500 kg produzir 25 litros de leite ao dia, além de outros complementos, a exemplo de silagem, sal mineral, farelo de soja e milho grão.

“Nosso objetivo é mostrar que é possível produzir pasto de qualidade em todos os momentos do ano, com variedades melhoradas, aproveitando o material genético que a pesquisa disponibiliza através de novas sementes”, disse a extensionista da Emater/RS-Ascar, Roseli Seitenfus.

Planejar a implantação de forrageiras durante o ano não é uma “receita de bolo”, cada propriedade é única, conforme lembrou a extensionista da Emater/RS-Ascar, Nerci Claas. No entanto, Nerci apresentou questões que podem ser generalizadas, já testadas pela pesquisa, e que devem ser levadas em conta pelos produtores de leite no momento em que eles fazem o planejamento forrageiro: correção do solo, qualidade da semente, densidade e profundidade da semeadura, método de implantação, época de plantio, manejo inicial e controle de plantas indesejáveis.

Em resumo, a ideia transmitida aos agricultores é a de que para ser um bom produtor de leite é necessário ser um bom produtor de pasto.

SORTEIO

Durante o dia de campo, o casal Elaine e Ivandro Markus, de Linha Ramada, levou uma novilha holandesa em sorteio.

“Vai ser muito útil”, disse Markus

O dia de campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Prefeitura de Condor, Cotripal, Atlântica Sementes e Friolack Indústria de Laticínios, com patrocínio de vereadores do município.

O evento foi prestigiado pela prefeita em exercício, Juliana do Amaral Leiria, secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Murilo Oliveira de Andrade, gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Vito Cembranel, e supervisora da microrregião de Ijuí da Emater/RS-Ascar, Márcia Barboza Breitenbach.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti