Página Inicial » Defesa Civil » Estiagem: Estado e União reconhecem situação de emergência para Condor

Estiagem: Estado e União reconhecem situação de emergência para Condor

postado em: Defesa Civil

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul reconheceram o pedido de situação de emergência para Condor em razão dos efeitos da estiagem. O ato de homologação foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 22 de fevereiro enquanto que, o Governo Federal, publicou a Portaria Nº 849 em 27 de fevereiro.

Com o reconhecimento, o município está apto a receber os recursos financeiros da União a fim de reduzir os impactos causados pela escassez hídrica. Os produtores rurais poderão ter acesso a programas de refinanciamento como o ProAgro e Pronaf e a linhas de crédito em instituições financeiras.

Conforme dados do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, em Condor, nos últimos 90 dias, a precipitação acumulada foi de aproximadamente 300mm de chuva, uma média de 100mm/mês, índice bem abaixo da média histórica para o município que é ativamente agrícola.

De acordo com a Emater/Ascar, os prejuízos causados pela estiagem estão avaliados em aproximadamente R$ 200 milhões de reais, somando perdas mais significativas nas lavouras de milho, soja e na bovinocultura de leite.

Por, Ascom.