Página Inicial » Prefeitura De Condor » Confira as regras da bandeira preta no RS

Confira as regras da bandeira preta no RS

postado em: Prefeitura De Condor
Bandeira preta do modelo de Distanciamento Controlado: o que muda - Portal do Estado do Rio Grande do Sul
Estado permanecerá oito dias sob o maior nível de restrições.

A partir de amanhã, sábado (28), o Rio Grande do Sul estará sobre bandeira preta, no modelo de distanciamento controlado. O sistema de cogestão também foi suspenso, o que permitia que municípios flexibilizassem as regras de acordo com planos de contingência regionais.

De acordo com as novas regras, só poderão funcionar com 100% da capacidade os serviços considerados essenciais.

A suspensão das atividades gerais entre 20h e 5h vai permanecer em todo o Estado.

Confira as restrições na Bandeira Preta:

No serviço público: apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente. Os serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial.

Restaurantes: podem funcionar apenas com telentrega ou pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares. Salões de beleza e barbearias permanecem fechados, assim como serviços domésticos. Comércio atacadista e varejista de itens essenciais pode funcionar de forma presencial, mas com restrições: equipes de no máximo 25% dos trabalhadores são permitidas. Comércio de veículos, atacadista e varejista não essenciais ficam fechados. Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente.

No lazer: ficam proibidos eventos em ambientes fechados ou abertos. As academias, os centros de treinamento, as quadras, os clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados. Todas as áreas comuns das áreas de lazer deverão permanecer fechadas, incluindo academias.

Espaços públicos abertos: parques e praças, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras. É proibido permanecer nestes locais.

Missas e serviços religiosos: podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações.

Bancos, lotéricas e similares: podem realizar atendimento individual a clientes, sob agendamento, com 50% dos funcionários.

Saiba mais sobre os Protocolos da Bandeira Preta.

Por, Assessoria de Comunicação, texto adaptado. Fonte, Correio do Povo.