Página Inicial » Saúde » Conferência Municipal de Saúde debate sobre políticas públicas voltadas ao SUS

Conferência Municipal de Saúde debate sobre políticas públicas voltadas ao SUS

postado em: Saúde

A VIIIª Conferência Municipal de Saúde, realizada no dia 09 de março na ACI teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” e faz parte de um evento organizado pelo Ministério da Saúde a cada quatro anos, com três etapas: municipal, estadual e federal. O objetivo é discutir as questões norteadoras da saúde no âmbito municipal, tendo como finalidade consultar representantes dos diferentes segmentos da sociedade, sobre demandas e necessidades em saúde, conforme as regulamentações do Sistema Único de Saúde.

Iniciando o debate, a palestrante Darielli Resta Fontana, Especialista em Saúde Coletiva, lembrou que o propósito da Atenção Primária a Saúde está na busca pela resolutividade, nas ações de promoção, prevenção e de recuperação da saúde, visando uma atenção integral. “Nossos trabalhos vão muito além de tratar somente a doença em si, mas também conhecer a família, o local onde mora e outros aspectos que são importantes e que irão auxiliar no tratamento adequado de cada indivíduo”.

Na oportunidade a Enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Silvane Mass Carvalho, apresentou dados e informações que integram hoje a saúde do município, oportunizando aos participantes um momento para discutir e avaliar a saúde como um todo, além de elaborar propostas para a criação de diretrizes que atendam as necessidades da população. Posteriormente, foram eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual e elencadas quatro propostas a nível Municipal, Estadual e Federal, que apresentam sugestões de melhorias para o atendimento de pacientes usuários do SUS.

Organizado pela Secretaria Municipal da Saúde e Conselho Municipal de Saúde, a VIII Conferência Municipal da Saúde contou com a participação do vice-prefeito, Rômulo Teixeira Carvalho; Presidente do Conselho Municipal de Saúde Tulia Maria Caldeira Escher e a Especialista em Saúde do Departamento de Atenção Primária e Polícias de Saúde da 17ª CRS, Rozeli Rodrigues. Também participaram secretários municipais, vereadores, profissionais da Saúde, representantes da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde e usuários do SUS.

Por, Ascom.