Página Inicial » Saúde » CONDOR REALIZA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO IDOSO

CONDOR REALIZA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO IDOSO

postado em: Saúde

Pensando no bem-estar do idoso e no zelo pelo cumprimento das leis que garantem os direitos dos idosos, a Administração Municipal juntamente com o Conselho Municipal do Idoso de Condor, realizou ontem (27) no Centro de eventos do município, a 3ª Conferência Municipal do Idoso, onde o objetivo é abordar questões que envolvam e priorizem assuntos relacionados a terceira idade.

Trazendo como tema principal “Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas”, o evento contou com a presença do prefeito municipal, Sr. Valmir Land e Vice-prefeita, Sra. Juliana Batista do Amaral Leiria; representando o presidente da câmara de vereadores, Sra. Cleci Strucker Araújo; Coordenador Regional da Política do Idoso, Sr. Ender Rolin; Coordenador da Saúde do Município, Sr. Arno Matschinske Júnior; representando o Secretário da Educação, Sra. Gilda Fritsch Pereira; Secretário do Desenvolvimento e Ação Social, Sr. Gilberto de Moura; Chefe de escritório da Emater, Sra. Roseli Seitenfuss, e representando o Grupo Sempre Unidos, a Sra. Marilene Magalhães.

Em conversa, a palestrante Marione Bonazza, Assistente social no município de Cruz Alta, explanou sobre os percalços e os desafios enfrentados pelos idosos na contemporaneidade, reforçando que a velhice não pode ser considerada como uma doença, e sim uma etapa de necessidades preventivas e em crescimento que devem estar previstas nos planos de políticas públicas, econômicas e sanitárias. Marione também relatou sobre questões relacionadas a violência contra o idoso reforçando sobre a força que as políticas públicas de proteção ao idoso possuem neste contexto.

Segundo o Coordenador Regional da Política do Idoso, Ender Rolin, existem ainda muitas contradições no que diz respeito às leis que facilitem a vida do idoso, porém, é aí que entra o papel importantíssimo da assistência social dos municípios, que é garantir a proteção social a todos que dela necessitam, priorizando os eixos fundamentais que visam proporcionar ao idoso, proteção social básica, estabilidade e qualidade de vida.

Redação: Eliéser Wehr – Acadêmico de Jornalismo – Unicruz