Página Inicial » Saúde » Condor emite alerta epidemiológico após duas infecções de dengue confirmadas

Condor emite alerta epidemiológico após duas infecções de dengue confirmadas

postado em: Saúde
Água parada em pneus cria o mosquito. Foto, Ascom.

A Secretaria Municipal de Saúde de Condor detectou dois casos autóctones de dengue (contraídos no município), o que fez com que um alerta fosse emitido pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica. De acordo com o órgão, os casos confirmados precisaram de internação. Há ainda um caso suspeito que está sendo observado pela Secretaria da Saúde.

Como protocolo de combate, está sendo realizada pela Prefeitura as operações para bloquear a transmissão viral da doença com a aplicação de inseticida em um raio de 150 metros dos locais onde os casos foram contraídos. O trabalho é feito nas primeiras horas da manhã e no final do dia, horários em que o mosquito age com mais intensidade. As equipes ainda realizam as inspeções in loco nos bairros da cidade a fim de exterminar com os focos do Aedes.

São sintomas de dengue, além da febre com duração máxima de sete dias, manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, dores musculares, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos, leucopenia (baixo nível de glóbulos brancos no sangue, detectado em exame laboratorial) e vermelhidão nos olhos.

Neste momento a orientação repassada é para que a população revise quintais e terrenos e elimine possíveis focos do mosquito. Locais onde há infestação dos insetos requerem atenção, pois pode haver um criadouro nas suas proximidades.

Nota Informativa 001 2022 – Surto de dengue

Por, Ascom.