Página Inicial » Agricultura » Condor decreta situação de emergência devido à estiagem

Condor decreta situação de emergência devido à estiagem

postado em: Agricultura

Na terça-feira, 31, o prefeito em exercício de Condor Rômulo Teixeira Carvalho assinou o decreto de situação de emergência na área rural devido à estiagem. O documento serve para que Condor busque apoio e recursos do Estado e da União.

O decreto conta com um laudo técnico emitido pela Emater/RS e o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural com o parecer técnico da Defesa do Civil.

Até o momento os prejuízos estão avaliados em aproximadamente R$ 200 Milhões. As perdas são significativas nas lavouras de milho, soja, pecuária leiteira e de corte e na piscicultura.

De acordo com o secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Clenio da Silva Amaral, a falta de chuvas regulares no segundo semestre de 2022, agravada no início de janeiro de 2023, aumentou o déficit hídrico no município, o qual está disponibilizando todo o aparato para minimizar os efeitos, bem como prestar assistência aos afetados.

“Já tivemos, em consequência da estiagem, prejuízos econômicos e sociais. Em contato com produtores e técnicos, foram confirmadas perdas expressivas nas plantações de milho, soja, pastagens, além de prejuízos na pecuária, tanto na criação de gado leiteiro como de corte e dificuldade no abastecimento humano de água potável”, explicou.

O prefeito em exercício Rômulo reforça que o decreto busca minimizar os efeitos da estiagem.

“Havíamos comunicado os produtores do município que estávamos atentos a situação da estiagem. Após reuniões com órgãos, entidades, produtores e lideranças mais uma vez estamos decretando emergência. Com o decreto homologado e reconhecido, a categoria passa a fazer parte dos projetos de auxílios destinados para este fim”, lembrou.

Decreto de Situação de Emergência 013 2023.

Por, Ascom.