Página Inicial » Saúde » Condor adere ao Programa “Melhores Amigos – Bicho Sente Como Gente”

Condor adere ao Programa “Melhores Amigos – Bicho Sente Como Gente”

postado em: Saúde

Em uma iniciativa voltada ao cuidado e o bem estar dos animais e devido a necessidade de se ter um projeto que atenda a uma reivindicação antiga da população, a Prefeitura, por iniciativa do secretário municipal da Saúde, Eduardo Chagas, aderiu ao Programa Melhores Amigos, de autoria do Governo do Estado do RS.

De acordo com o gestor da pasta, as tratativas iniciaram no ano passado, quando juntamente com prefeito Valmir Land, estiveram na cidade de Porto Alegre em busca dos recursos.

“Fomos informados em novembro de 2022 que Condor teria sido comtemplada para celebrar o convênio com o Governo do RS, pela Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, onde o Estado repassaria a quantia de R$ 30.000,00, ficando para o município a contrapartida de R$ 7.575,00. O repasse do recurso do Estado foi creditado na primeira semana de janeiro de 2023, juntamente com a contrapartida de Condor, em conta específica para o projeto”, lembra o secretário Eduardo.

Assim, este programa teve como previsão licitações com clínicas veterinárias, e a empresa contemplada para a prestação do serviço em nosso município foi a Clínica Veterinária Dottor Dog, da cidade de Panambi.

Os procedimentos de esterilização cirúrgica em cães e gatos, machos e fêmeas terão início em 01 de junho. Serão castrados animais em situação de abandono, semi-domiciliados e de pessoas com baixa renda cadastradas no CadÚnico, sem custo ao tutor dos animais inscritos.

Os cidadãos poderão realizar a inscrição na Vigilância Sanitária, da Unidade Básica de Saúde, onde será realizada a inscrição e assinatura do termo de responsabilidade, pelo qual os animais serão identificados por foto, e dados do tutor.

Com a adesão do Programa “Melhores Amigos, Bicho Sente Como Gente” a Prefeitura vai promover a educação sobre a posse responsável e os cuidados básicos que devem ser oferecidos aos animais.