Quem precisa corrigir informações prestadas no cadastro do Auxílio Emergencial ou não concorda com o motivo da não aprovação do cadastro, pode realizar uma nova solicitação do auxílio ou contestação do resultado. A CAIXA divulgou informações sobre as duas opções. As regras para aprovação, bem como os passos para o cadastramento, são definidos pelo Ministério da Cidadania.
Os motivos apresentados no resultado do cadastramento que permitem a nova solicitação ou a contestação são:
- Ter algum vínculo empregatício;
- Óbito de membro da família;
- Recebe algum benefício (Seguro-Desemprego, Seguro Defeso ou INSS);
- Tem renda familiar mensal superior a 3 salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa.
Como contestar o resultado?
1: Acesse o site ou aplicativo do auxílio emergencial e selecione a opção Acompanhe a sua solicitação. Na tela em que aparece a informação de que o auxílio emergencial foi negado e o motivo, irá aparecer Realizar nova solicitação e Contestar essa informação.
Caso você tenha preenchido alguma informação errada quando realizou o cadastro, você deverá clicar na primeira opção (pule para o passo a passo logo abaixo).
Mas se você tem certeza de que informou os dados corretamente e não concorda com o motivo pelo qual o seu auxílio foi negado, clique em Contestar essa informação.
2: Irá aparecer um quadro perguntando se você realmente quer contestar o motivo de não aprovação do auxílio emergencial. Então clique em Continuar.
3: Em seguida, clique em Continuar, afirmando que o motivo apresentado não corresponde a sua situação atual.
4: Assinale os dois quadradinhos com informações onde você se declara ciente do que está informando e clique em Continuar.
5: Pronto, sua contestação foi enviada para análise da Dataprev. Agora é só ficar de olho no resultado.
Como refazer o cadastro?
1: Acesse o site ou aplicativo do auxílio emergencial e selecione a opção Acompanhe a sua solicitação. O resultado da sua solicitação poderá ser Dados inconclusivos ou Auxílio Emergencial não aprovado. Em ambos os casos você poderá clicar em Realizar nova solicitação.
2: Preencha os campos com suas informações, incluindo nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, marque a opção Não sou um robô e clique em Continuar.
3: Para receber o código de verificação e acessar a plataforma, preencha o número do seu celular, informe a operadora e clique em Continuar.
4: Após inserir o código de verificação, informe a sua renda mensal e a atividade que você exerce. Depois clique em Continuar. Caso não encontre a sua atividade profissional, marque a opção Outros.
5: Em seguida, informe o seu endereço completo e clique em Continuar.
6: Na próxima tela, informe o grau de parentesco das pessoas que moram na sua residência e clique em Continuar.
7: Confira se todos os dados preenchidos estão corretos e, então, clique em Concluir sua solicitação.
8: Pronto, sua contestação foi enviada para análise da Dataprev. Agora é só acompanhar o resultado. Para saber como acompanhar o resultado.