Página Inicial » Agricultura » Agricultura: perfuração de poço artesiano atende 24 famílias

Agricultura: perfuração de poço artesiano atende 24 famílias

postado em: Agricultura
Poço artesiano em funcionamento na linha Mambuca. Foto: comunicação.

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural, tem trabalhado em conjunto com os produtores rurais do município para atender as demandas produtivas no setor agrícola, fator essencial na gestão do prefeito Valmir e do vice Rômulo para facilitar o trabalho no campo. Nos últimos meses, as ações estiveram voltadas para a aberturas de poços artesianos e redes d’água.

A Secretaria com o apoio dos moradores, concluiu a perfuração do novo poço artesiano da linha Mambuca, beneficiando 24 famílias. Após a perfuração, foi feito o tamponamento do poço antigo que havia secado. O tamponamento é o procedimento de fechamento do poço, o qual evita a contaminação do solo. Também houve a manutenção da Rede 2, com abertura e fechamento de 400 metros de vala, e consertos de vazamentos em diversos pontos.

Além disso, neste mês, foi realizada a ampliação da rede d’água na linha Alfredo, ação que trouxe mais qualidade de vida para 06 famílias que residem nas margens da BR 158 e que não possuíam acesso a água encanada. A obra foi executada em parceria com os beneficiados, totalizando 800 metros de rede incluindo abertura e fechamento de valas.

O secretário da Agricultura, Clenio da Silva Amaral, lembra que as ações, garantem mais qualidade de vida e saúde para as famílias do campo.

“Os poços artesianos e a instalação das redes, mudam a realidade econômica e social das localidades. A iniciativa evita o êxodo rural e garante saúde ao homem e à mulher do campo”, disse ele.

Poço instalado com rede de energia elétrica. Foto: comunicação.

Recentemente foi lançado o edital para licitar a perfuração de 3 poços artesianos no interior do município que vai abastecer mais de 55 famílias residentes nas localidades da Linha Fazenda Ribeira, Linha Mambuca e Linha Raiz.

Também foi aberto o edital que irá licitar 364 sacas de cloreto de potássio, a serem distribuídos para agricultores familiares e produtores de leite do município. Os beneficiados serão selecionados segundo critérios a serem definidos no Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Condeagro).