Página Inicial » Saúde » Agentes Comunitários de Saúde conquistam diploma de curso de aperfeiçoamento

Agentes Comunitários de Saúde conquistam diploma de curso de aperfeiçoamento

postado em: Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Condor, realizou na última sexta-feira, dia 20, a cerimônia de Formatura do Curso Técnico de Agente Comunitário em Saúde. Foram 14 formandos que receberam a certificação do Curso Técnico, cujas aulas ocorreram ao longo de 2022 e 2023. Dividido entre aulas teóricas e práticas presenciais, a capacitação totalizou 1.275 horas de aprendizado.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o objetivo de oferecer o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

De acordo com o Secretário de Saúde, Eduardo Chagas, o objetivo é fortalecer o Sistema Único de Saúde, impactando positivamente nos indicadores de saúde e na qualidade de vida dos munícipes. “A qualificação dos profissionais é fundamental quando buscamos prestar serviços de excelência. Estamos orgulhosos de ver esses servidores concluírem mais uma etapa profissional, garantindo assim um atendimento de qualidade para a população”.

De forma geral, o Curso Técnico proporcionou o aprendizado de como realizar o diagnóstico das condições de vida e saúde da população em seu território de atuação, de forma integrada com profissionais da atenção básica. Os formandos aprenderam a desenvolver um trabalho coordenado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território, realizar ações de promoção e prevenção à saúde de indivíduos e famílias, coletar e registrar dados de visitas domiciliares, levando em consideração as particularidades de grupos específicos. Eles também adquiriram conhecimento sobre as condicionalidades dos programas sociais em parceria com a rede de atenção intersetorial e a capacidade de planejar ações integradas relacionadas à promoção, prevenção e controle de doenças e agravos em seu território de atuação.

Participaram da cerimônia o secretário de Saúde, Eduardo Chagas e a secretária de Desenvolvimento Social, Eloá Fritsch Piazetski; o presidente da Câmara Municipal, Juliano Rosa Camara; a preceptora do Curso em Condor, Enfermeira Silvane Mass Carvalho; além de vereadores, servidores da saúde, familiares de formandos e imprensa local.

Por, Ascom.