Página Inicial » Saúde » Vigilância alerta para casos de dengue

Vigilância alerta para casos de dengue

postado em: Saúde

A Prefeitura de Condor, por meio do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, informa que, no momento, o município encontra-se sem casos suspeitos de dengue. Porém, municípios circunvizinhos possuem vários casos confirmados da doença. Destaca-se que, dos vinte municípios de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, dezesseis tiveram notificação de casos suspeitos de dengue.

A Unidade Básica de Saúde está realizando o atendimento dos pacientes com suspeita da doença. Com a chegada do inverno, os casos tendem a diminuir, porém, a transmissão ainda ocorre. o setor de vigilância pede a colaboração da população em relação aos criadouros que podem estar em todas as partes, nos quintais das casas, no ambiente de trabalho e qualquer lugar propício para o seu desenvolvimento. É extremamente importante a população vistoriar seus pátios neste momento de distanciamento social. As ações de combate da equipe da vigilância, em virtude da pandemia do Coronavírus, estão sendo em pontos estratégicos, atendendo denúncias e pesquisas vetoriais especiais.

Os estoques de inseticida na Coordenadoria e no Estado estão se esgotando sem previsão de reposição, portanto, a principal atividade é a eliminação dos depósitos e criadouros. É de extrema importância estar atento aos cuidados preventivos contra o mosquito transmissor, bem como aos sinais e sintomas da doença, e, neste caso, procurar a Unidade de Saúde, a fim de que se possa realizar o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno, possibilitando a agilização e a qualidade do atendimento, bem como ações de controle na tentativa de evitar o surgimento de novos casos.

Por, Assessoria de Comunicação/Fonte, Setor de Vigilância em Saúde.