Página Inicial » Saúde » SOLIDARIEDADE: SECRETARIA DA SAÚDE RECEBE DOAÇÕES DE MEDICAMENTOS

SOLIDARIEDADE: SECRETARIA DA SAÚDE RECEBE DOAÇÕES DE MEDICAMENTOS

postado em: Saúde

 

O que faz com os medicamentos que não usa mais? Você sabia que eles podem ser doados na Farmácia Solidária e ajudar outras pessoas?

Para fazer a doação basta você procurar os medicamentos armazenados em sua casa, que não possuem mais utilidade e que estejam dentro do prazo de validade e entregá-los no Posto de Saúde (ponto de coleta).

Ao recebermos as doações fazemos uma triagem dos medicamentos que estão apropriados para uso. Avaliamos a qualidade do medicamento recebido, de modo a fazer a classificação e o redirecionamento do uso, disponibilizando-os à população”, relata a Farmacêutica da UBS de Condor, Jéssyca Bandeira Corrêa.

Lembre-se sempre de armazenar seu medicamento em local seco e fresco, longe de qualquer aparelho que emita radiação e de lugares sem exposição ao sol e calor para que suas propriedades terapêuticas sejam mantidas. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Medicamentos vencidos ou em mau estado de conservação não podem ser doados, mas devem ser trazidos até a farmácia pública do município para que sejam descartados corretamente.

Não descarte medicamentos no lixo comum nem no vaso sanitário. O descarte indevido de medicamentos leva à contaminação do meio ambiente (água e solo), e representa um risco à saúde humana, animal e de organismos aquáticos.