PREFEITURA REALIZA EVENTO COM A COMUNIDADE SOBRE O PIT

postado em: Fazenda | 4.431

A Prefeitura Municipal de Condor, através da Secretaria da Fazenda, realizou na manhã desta sexta-feira (15 de junho), evento de divulgação e mobilização acerca do PIT – Programa de Integração Tributária.

O evento foi dividido em duas partes. Num primeiro momento foi discutido o tema NFG – Nota Fiscal Gaúcha, programa do Governo do Estado que busca fomentar a cidadania fiscal, a concorrência leal e o aumento da arrecadação.

Logo após, foi tratado o tema Educação Fiscal, com o objetivo da construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. Afinal, o tributo é um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais. E o cidadão, conhecedor da função social do tributo, como forma de redistribuição da renda nacional e elemento de justiça social, é capaz de participar do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público.

De caráter preventivo e educativo, o PIT incentiva os municípios a realizar ações de interesse mútuo, de combate à sonegação e aumento da arrecadação. Com a participação no programa, a Prefeitura de Condor adota uma abordagem preventiva das questões fiscais.

A apresentação foi realizada pela Secretaria da Fazenda Municipal, através do fiscal Ismael Faggion. Estavam presentes representantes de todas as escolas municipais condorenses.