Página Inicial » Eventos » PREFEITO VALMIR LAND PARTICIPA DE CERIMÔNIA DA 12ª BPM EM HOMENAGEM AO DIA DA POLÍCIA MILITAR

PREFEITO VALMIR LAND PARTICIPA DE CERIMÔNIA DA 12ª BPM EM HOMENAGEM AO DIA DA POLÍCIA MILITAR

postado em: Eventos

 

No dia 24 de abril, no município de Caxias do Sul a 12ª BPM realizou a cerimônia oficial alusiva ao dia da Polícia Militar que é comemorada no dia 21 de abril. A data celebra a presença desta força de segurança pública que tem o objetivo de garantir a ordem pública, a partir do policiamento ostensivo. Estes profissionais arriscam as suas vidas diariamente para proteger as comunidades, combatendo e investigando crimes que estejam previstos no código penal brasileiro.

A Batalha da Fazenda da Ramada, que aconteceu em janeiro de 1925, também foi lembrada nas comemorações do Dia do Policial Militar em Caxias do Sul. A pesquisa histórica foi realizada pelo soldado Volnei dos Santos Quevedo, integrante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), e foi apresentada no evento aos convidados. Também palestrou o professor Bruno Guido Wehrmann que em seu livro relatou os traços marcantes e históricos que fizeram parte do Combate da Ramada.

“Fui até o local e achei uma cápsula do canhão e munições de 762 resgatadas por moradores. Lá, há um memorial em campo aberto”, relatou o soldado Quevedo.

A batalha da Ramada envolveu o enfrentamento entre o grupo da Coluna Prestes, movimento político rebelde, e as tropas legalistas do governo da República Velha na região entre os municípios de Condor, Ramada e Palmeiras das Missões. O combate durou mais de 12 horas, deixou 50 mortos e mais de 100 feridos.

O evento contou com a presença de artistas, autoridades e demais pessoas da sociedade que prestaram sua homenagem ao dia do Policial Militar. Representando o município de Condor, estiveram presentes o prefeito Valmir Land; Professor Jorge Fripp, e o Sr. Alcidor Quevedo; pai do Soldado Volnei Quevedo.

Redação: Eliéser Wehr – Acadêmico de Jornalismo, Unicruz.