Página Inicial » Eventos » PREFEITO VALMIR LAND PARTICIPA DE CERIMÔNIA DA 12ª BPM EM HOMENAGEM AO DIA DA POLÍCIA MILITAR

postado em: Eventos

No dia 24 de abril, no município de Caxias do Sul a 12ª BPM realizou a cerimônia oficial alusiva ao dia da Polícia Militar que é comemorada no dia 21 de abril. A data celebra a presença desta força de segurança pública que tem o objetivo de garantir a ordem pública, a partir do policiamento ostensivo. Estes profissionais arriscam as suas vidas diariamente para proteger as comunidades, combatendo e investigando crimes que estejam previstos no código penal brasileiro.

A Batalha da Fazenda da Ramada, que aconteceu em janeiro de 1925, também foi lembrada nas comemorações do Dia do Policial Militar em Caxias do Sul. A pesquisa histórica foi realizada pelo soldado Volnei dos Santos Quevedo, integrante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), e foi apresentada no evento aos convidados. Também palestrou o professor Bruno Guido Wehrmann que em seu livro relatou os traços marcantes e históricos que fizeram parte do Combate da Ramada.

“Fui até o local e achei uma cápsula do canhão e munições de 762 resgatadas por moradores. Lá, há um memorial em campo aberto”, relatou o soldado Quevedo.

A batalha da Ramada envolveu o enfrentamento entre o grupo da Coluna Prestes, movimento político rebelde, e as tropas legalistas do governo da República Velha na região entre os municípios de Condor, Ramada e Palmeiras das Missões. O combate durou mais de 12 horas, deixou 50 mortos e mais de 100 feridos.

O evento contou com a presença de artistas, autoridades e demais pessoas da sociedade que prestaram sua homenagem ao dia do Policial Militar. Representando o município de Condor, estiveram presentes o prefeito Valmir Land; Professor Jorge Fripp, e o Sr. Alcidor Quevedo; pai do Soldado Volnei Quevedo.

Redação: Eliéser Wehr – Acadêmico de Jornalismo, Unicruz.