Página Inicial » Gabinete do Prefeito » PREFEITO VALMIR LAND É ELEITO SECRETÁRIO DA NOVA DIRETORIA DO CONSÓRCIO ROTA DO YUCUMÃ

postado em: Gabinete do Prefeito

Na tarde desta última terça-feira (26), aconteceu na sede da AABB de Tenente Portela a Assembleia Geral do Consórcio Rota do Yucumã a qual elegeu a nova diretoria da entidade.

Na oportunidade o Prefeito anfitrião e então presidente, Clairton Carboni, agradeceu a presença de todos e destacou que o maior legado dele neste dois anos (2017-2018) em que esteve na presidência do Consórcio foi ter reaproximado as duas regiões que o formam: AMUCELEIRO e AMUPLAM. “A união das duas região é de suma importância para que o desenvolvimento aconteça e somente unindo esforços é que será possível alavancarmos o turismo regional. É importante seguirmos trabalhando em prol da qualificação dos serviços, da estruturação do setor e principalmente buscando investimentos para a região”, destacou Carboni.

Outras duas importantes conquistas neste último biênio foi a assinatura do Termo de Gestão Compartilhada do Parque Estadual do Turvo entre SEMA e o Município de Derrubadas, que teve o apoio e o envolvimento de toda a região para alcançar êxito, e a retomada das tratativas para a reativação do Aduana no Porto Soberbo em Tiradentes do Sul, a qual foi marcada pela realização de uma Audiência Pública em Porto Alegre em novembro do ano passado.

A nova diretoria, eleita por aclamação, ficou constituída da seguinte forma: PRESIDENTE: Edison Osvaldo Arnt (Prefeito de Coronel Barros), VICE-PRESIDENTE: Alceu Diel (Prefeito de Tiradentes do Sul), TESOUREIRO: Alair Cemin (Prefeito de Derrubadas) e SECRETÁRIO: Valmir Land (Prefeito de Condor).

Na oportunidade, foi apresentada a nova empresa responsável por prestar assessoria aos 32 municípios consorciados: Rosso – Consultoria em Turismo e Serviços LTDA. A empresa é dirigida pela turismóloga Fabíula Colatto Rosso, formada pela Universidade Federal de Pelotas/RS, quem ressaltou o grande potencial turístico existente na Região da Rota do Yucumã “a nossa região é riquíssima em potencialidades, precisamos apenas nos organizarmos e saber mostrar aos turistas aquilo que temos de melhor. Saber mostrar todas as belezas que existem no nosso interior, toda a hospitalidade do nosso povo e a gastronomia que é típica daqui”, finalizou.

Outra pauta da assembleia foi o Projeto “Onde a onça bebe água? Uma história para contar sobre o Parque Estadual do Turvo” um projeto científico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovado pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, coordenado pela professora Suzane Marcuzzo (UFSM) e conta com o apoio da Associação dos Amigos Caminhos do Interior de Tenente Portela. O projeto busca proporcionar novas experiências aos visitantes do Parque Estadual do Turvo através da produção de materiais, compra de equipamentos e capacitação de monitores.

Além dos nomes já citados, também estavam presentes diversas lideranças políticas da região, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores municipais de turismo e empresários.

(Fonte: Rota do Yucumã)