Página Inicial » Eventos » Mais de 500 pessoas participam da abertura da Semana Farroupilha em Condor

Mais de 500 pessoas participam da abertura da Semana Farroupilha em Condor

postado em: Eventos

Abrindo oficialmente os festejos da Semana Farroupilha, A EMEF Bruno Laux, em parceria com a Administração Municipal e o CTG Tropeiro da Liberdade, promoveram ontem 13 no CTG, o VI Jantar Carreteiro, com a presença da comunidade escolar, visitantes e comunidade local.

Ministrado pela Sra. Débora Fritsch, a cerimônia de abertura, teve a participação do Sr. prefeito municipal Valmir Land e a Sra. vice-prefeita, Juliana do Amaral Batista Leiria; o patrão do CTG Tropeiro da Liberdade, Sr. Lair Dessbesell; a diretora da EMEF Bruno Laux, Sra. Anelise Weschenfelder e o presidente do Poder Legislativo Municipal, Sr. Carlos Tean da Rosa Teixeira.

Na oportunidade, o prefeito Valmir Land, saudou a presença das autoridades, visitantes e da comunidade escolar, parabenizando desde já a direção e aos demais membros da EMEF Bruno Laux pela organização do evento, convidando a todos para participar da programação da Semana Farroupilha 2019. Também acrescentou sobre o potencial da cultura gaúcha, tão marcante no município de Condor.

“Nesta semana farroupilha, enaltecemos os costumes tradicionalistas, os quais muito contribuem para o desenvolvimento da cultura local no nosso município”, disse o prefeito.

DAS APRESENTAÇÕES

Os alunos da turmas do 1º ao 5º ano acompanhados pelos professores regentes e o professor Cláudio Weschenfelder, cantaram as músicas, Mate de Esperança e Céu, Sol, Sul. Após os alunos 9º ano, Eliabe José Oliveira da Silva e Iuri Maciel declamaram as poesias, “Meu Cusco” e “Eu sou Rio Grande”. Também do 8º ano B, orientados pela professora, Angela Patrícia, de Língua Portuguesa, os alunos apresentaram a peça poética, “Cabo Toco”.

As oficinas de Danças Tradicionalistas, Grupo Mirim e Dente de Leite do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social de Condor, sob a coordenação da professora Lucileia Rita Zborovski, encantaram o público dançando, maçanico, ponta e taco e caranguejo, bruxinha de pano, balaio e cana verde.

“As danças gaúchas fazem parte das danças populares brasileiras mais antigas da nossa história”. Seguindo este conceito, apresentou-se as invernadas Pré-mirim e Mirim do DTG Poncho Verde de Panambi, abrilhantando a apresentação com chico sapateado, pezinho, rancheira de carreirinho, maçanico, chote, entre outros.  Também de Panambi, a invernada juvenil do CTG Tropeiro Velho coreografou as danças; Panambi no mundo ganhou espaço, Tatu de Castanholas, Balaio e Tatu com volta no meio, coordenadas por Silvio e Marilin; e a dança da Chula, coordenada por Betina e Ibraim Chagas; Ionara e Mauri Simsem.

AGRADECIMENTO

A EMEF Bruno Laux, juntamente com os parceiros, Administração Municipal e CTG Tropeiro Da Liberdade, agradecem a participação e o engajamento da comunidade escolar, que contribuíram com doações para a organização do carreteiro. Agradecimentos vão também a participação das entidades, visitantes, e a toda a comunidade de Condor, que tornaram o evento ainda mais especial.

Redação: Eliéser Wehr