Página Inicial » Eventos » Mais de 500 pessoas participam da abertura da Semana Farroupilha em Condor

Mais de 500 pessoas participam da abertura da Semana Farroupilha em Condor

Eventos

Abrindo oficialmente os festejos da Semana Farroupilha, A EMEF Bruno Laux, em parceria com a Administração Municipal e o CTG Tropeiro da Liberdade, promoveram ontem 13 no CTG, o VI Jantar Carreteiro, com a presença da comunidade escolar, visitantes e comunidade local.

Ministrado pela Sra. Débora Fritsch, a cerimônia de abertura, teve a participação do Sr. prefeito municipal Valmir Land e a Sra. vice-prefeita, Juliana do Amaral Batista Leiria; o patrão do CTG Tropeiro da Liberdade, Sr. Lair Dessbesell; a diretora da EMEF Bruno Laux, Sra. Anelise Weschenfelder e o presidente do Poder Legislativo Municipal, Sr. Carlos Tean da Rosa Teixeira.

Na oportunidade, o prefeito Valmir Land, saudou a presença das autoridades, visitantes e da comunidade escolar, parabenizando desde já a direção e aos demais membros da EMEF Bruno Laux pela organização do evento, convidando a todos para participar da programação da Semana Farroupilha 2019. Também acrescentou sobre o potencial da cultura gaúcha, tão marcante no município de Condor.

“Nesta semana farroupilha, enaltecemos os costumes tradicionalistas, os quais muito contribuem para o desenvolvimento da cultura local no nosso município”, disse o prefeito.

DAS APRESENTAÇÕES

Os alunos da turmas do 1º ao 5º ano acompanhados pelos professores regentes e o professor Cláudio Weschenfelder, cantaram as músicas, Mate de Esperança e Céu, Sol, Sul. Após os alunos 9º ano, Eliabe José Oliveira da Silva e Iuri Maciel declamaram as poesias, “Meu Cusco” e “Eu sou Rio Grande”. Também do 8º ano B, orientados pela professora, Angela Patrícia, de Língua Portuguesa, os alunos apresentaram a peça poética, “Cabo Toco”.

As oficinas de Danças Tradicionalistas, Grupo Mirim e Dente de Leite do CRAS, Centro de Referência de Assistência Social de Condor, sob a coordenação da professora Lucileia Rita Zborovski, encantaram o público dançando, maçanico, ponta e taco e caranguejo, bruxinha de pano, balaio e cana verde.

“As danças gaúchas fazem parte das danças populares brasileiras mais antigas da nossa história”. Seguindo este conceito, apresentou-se as invernadas Pré-mirim e Mirim do DTG Poncho Verde de Panambi, abrilhantando a apresentação com chico sapateado, pezinho, rancheira de carreirinho, maçanico, chote, entre outros.  Também de Panambi, a invernada juvenil do CTG Tropeiro Velho coreografou as danças; Panambi no mundo ganhou espaço, Tatu de Castanholas, Balaio e Tatu com volta no meio, coordenadas por Silvio e Marilin; e a dança da Chula, coordenada por Betina e Ibraim Chagas; Ionara e Mauri Simsem.

AGRADECIMENTO

A EMEF Bruno Laux, juntamente com os parceiros, Administração Municipal e CTG Tropeiro Da Liberdade, agradecem a participação e o engajamento da comunidade escolar, que contribuíram com doações para a organização do carreteiro. Agradecimentos vão também a participação das entidades, visitantes, e a toda a comunidade de Condor, que tornaram o evento ainda mais especial.

Redação: Eliéser Wehr