Prefeitura Municipal de Condor

  • Oktoberfest
  • A Cidade de Condor
  • A Praça

Eleição Biométrica e Pavilhão Evangélico são as novidades na eleição em Condor

 

Para as Eleições Gerais do próximo domingo, dia 5, algumas novidades devem movimentar o eleitorado condorense. Até início do ano passado, o tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul subordinou os eleitores do município de Condor à Revisão Eleitoral e ao cadastro biométrico. Assim, este ano, pela primeira vez, haverá reconhecimento biométrico nas urnas 21 seções eleitorais distribuídas no interior e na cidade.

Assim como nos pleitos anteriores, um documento de identificação, com foto, ainda é necessário para o momento da votação. Não é necessário o Título de Eleitor, desde que o cidadão saiba qual é o local e a seção onde vota. No entanto, com a tecnologia da biometria, está garantido que somente o próprio eleitor vote em seu nome, já que o reconhecimento digital será obrigatório para a liberação da urna eletrônica.

O chefe do Cartório da 115ª Zona Eleitoral – que abrange os municípios de Condor, Panambi, Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul –, Maciel Gaspar Klock, acredita que o procedimento do voto seja mais rápido neste pleito em virtude da biometria, apesar de ser a primeira vez que isso aconteça em Condor.

Outra novidade na eleição condorense será a mudança de um dos locais de votação. Até o pleito municipal de 2012 a Sociedade Cultural e Recreativa de Condor, o Clube de Condor, abrigava três seções eleitorais. Porém, neste ano, essas três urnas – de números 10, 75 e 98 – foram transferidas para o Pavilhão da Igreja Evangélica (IECLB) – sito a Rua Bento Gonçalves, 234, no Pavilhão da Oktoberfest. O local foi aprovado depois de ter ocorrido neste local o teste da eleição biométrica em Condor no dia 6 de setembro último.

Em Condor, estão aptos a votar neste pleito, após a revisão eleitoral, 5.190 eleitores. A eleição ocorre entre 8h e 17h.

Meninas da Escola Bruno Laux estão representando Condor na fase Final dos Jergs

 

Com um trabalho da equipe de professores de Educação Física da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bruno Laux, coordenado pelo professor Walmir Steckert, o município de Condor está sendo representado na fase final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), na modalidade Futsal, naipe feminino.

Desde quinta-feira, 25, até este sábado, a equipe da Escola Bruno Laux, acompanhada e orientada pelo professor Walmir, está na cidade de Tupandi – na Região do Vale do Rio Caí, próximo a Porto Alegre – disputando a final estadual do Jergs, condição que as meninas condorenses obtiveram depois de vencer as etapas local, regional e de coordenadorias.

A equipe está nesta excursão através da mobilização e organização da direção e da comunidade escolar da Escola Bruno Laux e de apoio financeiro da Administração Municipal. Toda a Comunidade Condorense está torcendo pela equipe.

Pratos à base de batatinha garantem o sucesso do 14ª Encontrão dos Clubes de Mães

 

Para quem pensa que batatinha, a batata inglesa, só é saborosa nas gordurentas batatas fritas, depois deste final de semana em Condor, sem dúvida irá mudar de ideia, principlamente pelo sucesso obtido com o 14º Encontrão de Clubes de Mães do Município. Com a proposta de inovar em seu formato, o Encontrão de 2014 reuniu todos os Clubes de Mães de Condor com a expectativa do resultado do Concurso de Pratos a base de Batatinha.

"Precisamos dar atenção e valor maior ao que produzimos e ao que temos em nossas propriedades, muitas vezes não fizemos a conta do quanto ganhamos com o que produzimos para nossa subsistência, e esse concurso tem esse objetivo, de valorizar o que cada uma, com sua família, produz em sua propriedade", enfatizou a extensionista social e chefe do escritório local da Emater-RS/Ascar, Roseli Seitenfuss, em seu pronunciamento na abertura do Encontrão.


Ao todo foram apresentados, pelos oito clubes de mães de Condor, 17 pratos a base de batata inglesa. Em todos eles pode se perceber muito da cultura nativa de cada localidade, principalmente os toques germânicos. Os pratos variaram da campeã torta fria, até palitos de batatinha, sopas e lasanhas, passando por sopas e os tradicionais purês. "Temos aqui um momento de grande felicidade de nossa comunidade. É com demonstrações como esta, do trabalho cotidiano de cada uma de vocês que temos a comprovação de que estamos evoluindo e desenvolvendo nosso município, tanto é que este concurso já tem repercussão estadual", exaltou o prefeito José Francisco Candido, que também fez parte da comissão que avaliou os pratos a base de batatinha.

Por fim, após o almoço - quando todas as delícias foram degustadas, foram conhecidas as campeãs. E o título de melhor prato a base de batatinha do 14º Encontrão de Clubes de Mães de Condor foi para a "Torta Fria" elaborada pela senhora Amália Mews, do Grupo Renascer da localidade de Esquina Beck. A vice-campeã foi a senhora Lovai Strücker, do Clube de Mães Sempre Unidas, de Pontão dos Buenos, anfitrião do Evento, com o prato "Palitos de Batatinha". Já o terceiro lugar foi para o Clube de Mães Unidas Venceremos de Capão da Chave, para o prato da Senhora Iria Keller, "Lasanha de Batatinha".

Os pratos foram avaliados nos quesitos sabor, aparência e valorização da produção local. A comissão avaliadora foi composta pelas seguintes pessoas: Clênio da Silva Amaral (Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente); Patrícia Prante Machado (Sicredi); Fábio Said (Banrisul); Dirson Wendland (presidente Conselho Municipal da Cultura); Carlos Cassiano Ebert (presidente da Comissão de Agricultura da Câmara de Vereadores); Magali Lautert (nutricionista do CRAS); José Francisco Cândido (Prefeito); Lilian Oliveira (representando Lenir Bazanella-secretária Ação Social); Marlene Schmidt (Sindicato dos Trabalhadores Rurais); e Márcia Breitenbach (supervisora micro-regional Emater-RS/Ascar).

Ainda, a programação do 14º Encontrão de Clubes de Mães contou com a palestra do psicoterapeuta José Heitor Colling, da cidade de Marau. Também, outro momento de grande animação aconteceu durante a tarde, na hora da brincadeira, quando aconteceu a Dança da Batata.

Os 17 pratos que estiveram na competição deverão estar publicados em uma edição que será organizada pela Emater-RS/Ascar e pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social de Condor, sendo os seguintes:

Sopa Alemã 1 – Dulci Wendlad;

Sopa Alemã 2 – Dulce Bandeira;

Sopa Russa – Elsa Rigotti;

Bolinho de Batatinha 1 – Luiza Lima de Oliveira;

Bolinho de Batatinha 2 – Acilda Berghan;

Palito de Batatinha – Lovani Strücker;

Pirogue – Maricleide Witczeck;

Lasanha 1 – Iria Keller;

Lasanha 2 – Maria Lúcia Ahlert;

Torta de Batatinha – Sônia Schwantes;

Torta de Batata – Eloi Ebert e Loreni Ebert;

Xis de Batata – Genoíra Costa Beber;

Purê – Almita Zavaglia;

Batatinha com carne defumada – Ursula Springer;

Torta Fria – Amalia Mews;

Salpicão – Carmen Kuhn;

Rosca de Batatinha – Nelsi Schwantes.


Outubro Rosa terá atenção para mulheres fumantes na Secretaria da Saúde

 

A partir da próxima semana a Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento (SMS) de Condor concentra suas atividades nas ações do Outubro Rosa. Serão várias programações desenvolvidas pelos mais diversos setores da Pasta e através de parcerias com entidades e ONGs.

Uma das principais ações será a formação de um grupo de mulher antitabagismo. “Já recebemos todos os insumos para trabalharmos com mulheres fumantes no combate ao cigarro e este mês de outubro será o início dos trabalhos, por isso convidamos e convocamos as mulheres fumantes para virem compartilhar conosco destas ações no grupo antitabagismo”, convocou a titular da SMS, enfermeira Marlene Bender da Rosa.

As mulheres fumantes, interessadas em largar o cigarro, devem procurar a SMS até quarta-feira, dia 1º de outubro, para fazerem suas inscrições. As reuniões do grupo deverão acontecer todas as terças-feiras. Todos os insumos para o trabalho do grupo serão fornecidos de forma gratuita.

Outra ação que será desenvolvida pela Secretaria da Saúde durante o Outubro rosa será o atendimento exclusivo às mulheres: durante todo o mês de outubro, todas as quintas-feiras à tarde, o atendimento das equipes do Posto de Saúde serão de exclusividade do público feminino.

Portal Transparência

Licenciamento Ambiental

  • Transparência Procergs
  • ACI de Condor
  • Poder Legislativo