Página Inicial » Saúde » Gripe, Resfriado ou H1N1: Conheça as diferenças

Gripe, Resfriado ou H1N1: Conheça as diferenças

postado em: Saúde

Duas doenças respiratórias comuns, gripes e resfriados costumam ser confundidas por pacientes. Embora as sensações no corpo sejam parecidas (como secreção nasal e dor de garganta), quando olhados de perto os sintomas são bastante diferentes. Para completar, o termo H1N1 entrou em cena e trouxe mais um componente de dúvida para a questão: afinal, qual a diferença entre um e outro?

Resfriado comum é um quadro mais leve que pode ser causado por vários tipos de vírus, como o rinovírus ou o adenovírus. Os sintomas estão localizados no nariz e na garganta, com coriza, congestão nasal e tosse. A doença costuma ter início gradual e uma recuperação rápida – em média, quatro dias.

Já a gripe apresenta início súbito e sintomas generalizados: febre, calafrios, dores musculares, tosse, dor de garganta, mal-estar geral e perda de apetite. Causada pelo vírus Influenza, tem maiores chances de crescer para complicações graves, como pneumonia, e a duração varia entre uma e duas semanas.

“Dizer que o resfriado evolui para a gripe é falso, porque são doenças diferentes. A gripe tem maiores chances de evoluir para complicações como pneumonias, especialmente nos grupos de risco, com imunidade mais baixa. O resfriado também tem as suas complicações, mas é raro que aconteça. São vírus com características diferentes”, esclarece Alfredo Gilio, coordenador médico da Clínica de Imunização da Medicina Diagnóstica Einstein.

E o H1N1?

O termo H1N1 ficou popularmente conhecido em 2009, quando atingiu boa parte da população mundial. Na época, as pessoas não estavam imunizadas para aquele tipo de mutação, o que acabou gerando a pandemia. No entanto, não há diferença de sintomas para o que se chama de “gripe comum”. O H1N1 é um dos subtipos do vírus Influenza. “Quando o Influenza vai mudando e surge um vírus um pouquinho diferente, para o qual boa parte da população não tem anticorpos, acontecem pandemias. Agora as pessoas já têm imunidade para ele, mas é importante tomar a vacina todos os anos porque o vírus continua circulando”.

Saiba mais sobre sintomas e tratamentos no link abaixo:

https://www.einstein.br/doencas-sintomas/gripe-h1n1