Página Inicial » Agricultura » Governo do Estado homologa situação de emergência em Condor

Governo do Estado homologa situação de emergência em Condor

postado em: Agricultura
Condor contabilizou cerca de R$ 68 Milhões em prejuízos.

Devido à escassez de chuvas nos últimos meses, e levando em consideração as consequências que a estiagem provocou em propriedades rurais no município, Condor está entre as cidades que o governo do estado reconheceu estado de emergência. O município já estava com o Decreto nº 012, de 31 março, em vigência. O reconhecimento da situação de emergência ocorreu no dia 27 de maio.

Segundo a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em várias propriedades rurais, açudes secaram e bebedouros tiveram o nível de água reduzido drasticamente, acarretando escassez para o consumo humano e animal. Neste período, a prefeitura realizou a abertura de mais de 40 bebedouros na zona rural do município.

O Fator acarretou prejuízos de aproximadamente R$ 68 milhões na produção de grãos, como a soja e o milho, afetando principalmente a produção leiteira. Dentre as principais perdas levantadas pela Emater/Ascar estão, a redução de 70% na produção de Milho (silagem), 30% na produção da Soja e 40% na produção de Leite.

O reconhecimento de situação de emergência serve para que Estados e municípios possam receber recursos, como materiais de ajuda humanitária, de recuperação e até recursos financeiros para investir na busca de soluções e alternativas para amenizar as perdas sofridas pela população em decorrência da emergência.

O Coordenador da Defesa Civil municipal, João Luiz Lopes, fez um agradecimento ao coordenador regional da Defesa Civil de Frederico Westphalen, Major Alexandre Moreira Pereira, Administração Municipal, Secretaria da Agricultura e Emater/Ascar pelo apoio no encaminhamento da solicitação junto ao governo do Estado do RS.

Clique aqui para acessar o Decreto.