Página Inicial » Educação » Escola Estadual Levino Lautert entra em processo de municipalização

Escola Estadual Levino Lautert entra em processo de municipalização

postado em: Educação
Na última semana ocorreu no Gabinete do Prefeito Valmir Land uma reunião com a equipe administrativa, juntamente com o  coordenador da 36ª CRE de Ijuí, Claudio Cruz, equipe técnica da SEDUC (POA), e a direção da Escola Estadual Levino Lautert. O motivo do diálogo é dar continuidade ao processo de municipalização da Escola Estadual Levino Lautert, tornando o município de Condor o primeiro modelo de parceria na atual gestão do Governo do RS.
Na oportunidade o coordenador da 36ª CRE, encaminhou pessoalmente ao Prefeito Valmir Land aprovação junto à Secretaria Estadual de Educação o pleito do interesse da atual administração Gestão 2017-2020, firmar parceria para municipalizar a referida escola, possibilitando assim abrir mais vagas para atender a demanda de alunos no ensino infantil e fundamental na área urbana. Destacou ainda que o município receberá do Estado todo o patrimônio da escola estadual que recentemente recebeu ampliação e melhorias, possibilitando atender com qualidade o contingente escolar, também caso exista interesse do município em receber o quadro de professores e serventes lotados neste educandário,  o Estado fara a cedência de pessoal sem custos ao município pelo período de 1 ano.
A reunião técnica tratou de vários assuntos referente ao processo de municipalização, sendo firmado o protocolo de intenções entre o município a Secretaria Estadual de Educação para a partir de 2020 a Secretaria Municipal de Educação assumir a gestão escolar. Participaram do encontro representando o município, o prefeito Valmir Land, vice-prefeita Juliana do Amaral Batista Leiria, Secretário da Administração – João Luiz Lopes, Secretário da Educação – Hélvio Strucker, Assessor Jurídico – Bel. Dante Barzotto, Engº Olavio Kleinert e profª Andréia Voll – Diretora da Escola Estadual Levino Lautert.
O prefeito Valmir Land agradeceu ao coordenador da 36ª e equipe técnica o empenho em atender o pleito da comunidade condorense na área de educação, bem como a sensibilidade das lideranças políticas do Governador Eduardo Leite, possibilitando ao município através do processo de municipalização, contar com mais uma escola com excelente infraestrutura no perímetro urbano, possibilitando oferecer mais vagas na educação infantil e fundamental. Enfatizou ainda o prefeito que, com a cedência do patrimônio pelo Estado, caberá ao município a conservação dos prédios e mobiliários e também realizar novos investimentos tais como, auditório, quadra de esportes…), não necessitando, portanto, realizar altos investimentos para construção de uma nova escola.
“Nosso compromisso é busca definir dentro do planejamento, priorizar ações de interesse público, realizando investimentos em todas as áreas estratégicas projetando o desenvolvimento econômico e social, e por essa razão, o município necessita também de uma ótima infraestrutura educacional para as famílias que residem em Condor”, destacou o prefeito Valmir Land.