Página Inicial » Sem categoria » Condor realiza Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti

Condor realiza Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti

postado em: Saúde, Sem categoria

A equipe da Vigilância Ambiental realizou, entre os dias 06 e 10 de janeiro de 2020, o primeiro LIRAa (Levantamento e Índice Rápido para Aedes aegypti). O LIRAa serve para aferir o índice de infestação predial por Aedes aegypti, e o tipo de criadouro encontrado no município de Condor. O primeiro LIRAa de 2020 apresentou um índice de infestação predial de 3,5%, um aumento de cerca de 269% com relação ao índice anterior, que era de 1,3%. É previsto um aumento no índice nos meses de verão, pois o calor e as chuvas aumentam a proliferação do mosquito e também o período de desenvolvimento das larvas é menor com o calor. Os meses de maior risco são os meses de fevereiro a abril.

Este LIRAa confirmou os criadouros do LIRAa anterior, ou seja, os principais criadouros continuam sendo os pequenos reservatórios, seguido de caixas d’água usadas para reservar água da chuva, lonas, e bromélias (plantas que acumulam água em suas folhas).

O Aedes costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. A intensificação do trabalho da Vigilância Ambiental no combate ao mosquito e a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o seu nascimento. Para isso todo o apoio da população é de fundamental importância, pois o combate ao mosquito deve ser feito todos os dias, e por todos nós. Todos somos responsáveis pelo combate ao mosquito e pelo cuidado com nossas residências, pátios, quintais e terrenos baldios.

Por, Assessoria de Comunicação/Fonte, Vigilância Ambiental.