Página Inicial » Eventos » Condor realiza formatura do PROERD

Condor realiza formatura do PROERD

postado em: Eventos

Aconteceu na noite de 25 de novembro, nas dependências do Centro Municipal de Eventos, a tradicional Formatura dos alunos dos 5ºs Anos das Escolas Bruno Laux e Levino Lautert, que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, neste ano de 2019.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é um projeto onde os policiais militares, fardados, devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência em situações na sociedade, realizando estudos em sala de aula. Este “consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família, tendo como Missão, ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável”. E, como “Visão, construir um mundo no qual os jovens de todos os lugares estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do abuso de drogas, da violência e de outros comportamentos perigosos.”

Dessa forma, o PROERD tem por objetivo, “desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção; estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar; permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização; estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes e, abrir um diálogo permanente entre a “Escola, a Polícia Militar e a Família”, para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.”

Nesta noite festiva, autoridades da comunidade condorense, equipes diretivas, pais e familiares prestigiaram a formatura, junto às seguintes autoridades que compuseram a mesa principal: o Juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca de Panambi, Sr. Fabiano Zolet Bau, a vice-prefeita de Condor, Sra. Juliana do A. B. Leiria, o Comandante do 39º BPM, Major Jarbas Luiz Bohrer, o secretário municipal da Educação e Cultura, Prof. Helvio Strucker, o Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Carlos T. da R. Teixeira.

Cerca de 70 crianças receberam o certificado de conclusão do PROERD, junto às professoras das turmas, sendo que alunas e alunos que se destacaram nas atividades desenvolvidas receberam medalhas de honra.

Os alunos da EEEM Agostinha Dill não estiveram presentes na solenidade devido à paralisação dos servidores estaduais, contudo foram lembrados e saudados pela participação assídua durante a realização do projeto.

Ressaltamos que “o programa possibilita à escola complementar seu projeto pedagógico pelo desenvolvimento da cidadania, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)[2] em seu artigo 2º, in verbis: A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Por, Assessoria de Comunicação/Fotos, Secretaria Municipal de Educação –  Fonte: www.policiamilitar.mg.gov.br