Página Inicial » Saúde » Condor realiza Dia D de vacinação e Especial Outubro Rosa

Condor realiza Dia D de vacinação e Especial Outubro Rosa

postado em: Saúde

Municípios do país inteiro, estiveram mobilizados neste sábado (19), para a vacinação de combate ao Sarampo. Em Condor, a Administração Municipal e a Secretaria Municipal da Saúde, promoveram na mesma data, exames preventivos de Colo do Útero, solicitação de Mamografias (mulheres de 50 a 65 anos), testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites), pesagem para o Bolsa Família e demais tipos de vacinas.

Esta é a primeira fase de intensificação das vacinações contra o Sarampo. A Secretaria Municipal da Saúde de Condor, vem durante o período de Campanha, alertando pais e responsáveis sobre a importância da vacinação e da atualização da caderneta de vacinas até o dia 25 de outubro, para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos.

De 18 a 30 de novembro será a vez dos adultos entre 20 e 29 anos serem imunizados.

A transmissão do sarampo se dá por meio de secreções ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas são febre, acompanhadas de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse, coriza, conjuntivites e manchas vermelhas pelo corpo.

“A doença já estava praticamente erradicada, por isso, vacinar é a única forma de proteger as nossas crianças”, reforçou o secretário municipal de saúde, Antônio Luiz Cândido.

Em paralelo ao dia D de vacinação, a Unidade Básica de Saúde realizou os testes rápidos, orientando à comunidade de Condor sobre o tratamento da Sífilis, onde o objetivo é identificar e reduzir casos da doença, principalmente em gestantes, tendo em vista que a infecção pode ser transmitida para o bebê.

O tratamento é gratuito e realizado no município.“Se a doença for identificada antecipadamente e o tratamento for feito de maneira correta, a chance de cura é de 100%. Vale lembrar que durante toda a semana, o posto de saúde também realiza vacinas e testes contra a sífilis e outros”, garante o secretário.

Por, Assessoria de Comunicação. Fonte, Secretaria Municipal da Saúde.