Página Inicial » Saúde » CONDOR REALIZA A I JORNADA MUNICIPAL DO AUTISMO

CONDOR REALIZA A I JORNADA MUNICIPAL DO AUTISMO

postado em: Saúde

Promovida pela Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal da Saúde e com o apoio da Secretaria da Educação, Secretaria do Desenvolvimento Social e Hospital, foi realizada no último sábado (18), no centro de eventos em Condor, a I Jornada Municipal do Autismo. O evento oportunizou o público presente a obter mais conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o qual hoje atinge crianças e adolescentes do município. Neste contexto a Jornada também exibe maneiras de inserir este público no meio social.

Para falar sobre o tema, palestraram o Médico Psiquiatra Daniel G. Bastos e as Representantes da Associação de Pais e Amigos do Autista de Cruz Alta (AMACA) – Patricia Cardoso, Joselina Beltrame e a Prof.ª. Natalia de Vargas. O médico Daniel, explanou sobre os aspectos clínicos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando os principais sintomas que podem ser observados e que auxiliam no diagnóstico, ressaltando que o encaminhamento para uma avaliação multidisciplinar deve acontecer o mais breve possível, independentemente da idade da criança.

Na oportunidade, as integrantes da AMACA fizeram um relato da experiência acerca do trabalho desenvolvido pela equipe por meio da instituição, que se mantendo com recursos próprios, acolhe as famílias das pessoas que apresentam o TEA, atendendo de maneira multiprofissional, objetivando a inclusão deste público nos diversos contextos sociais, o que possibilita melhorias na qualidade de vida dos portadores e de seus familiares.

Segundo os organizadores do evento, esta I Jornada do Autismo oportunizou o entendimento sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista, seus níveis e, principalmente, o que as diversas áreas da esfera pública, bem como a sociedade em geral podem fazer para oferecer espaços e serviços inclusivos para todas as pessoas que fazem parte da comunidade.

Participaram da Programação Professores da Rede Municipal, Servidores da Saúde, profissionais do Hospital Beneficente de Condor, estudantes e familiares de portadores de autismo.