Página Inicial » Educação » Condor promove: “I Mostra Municipal do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e I Seminário de Empreendedorismo na Educação”

postado em: Comércio, Educação

Na manhã do sábado, 01 de dezembro, nas dependências da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Condor, das 08 horas as 11horas e 30 minutos, ocorreu a “I Mostra Municipal do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos e I Seminário de Empreendedorismo na Educação”.

O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, em parceria com a Administração Municipal Condorense e o SEBRAE, acontece desde o ano de 2016. Nesta caminhada, consolidou-se como um trabalho construtivo que desenvolve nos alunos habilidades e comportamentos empreendedores. A partir das atividades realizadas ao longo do programa, se fortalece nos educandos a autoconfiança, independência, persistência, comprometimento, planejamento de metas, sempre visando hábitos para uma postura empreendedora, independentemente do destino profissional que os aprendizes queiram seguir.

O programa possibilita aos alunos vivenciarem o método “maker” (do inglês, fazer ou criar), ou seja, “fazer você mesmo”, onde a aprendizagem acontece através da construção, desconstrução e reconstrução, contribuindo na autonomia do ser humano.

Além da mostra, algumas atividades estão sendo proporcionadas para alunos e crianças visitantes, como pintura de rosto, brincadeira na cama elástica, passeio a cavalo e outras brincadeiras.

Concomitantemente estiveram reunidos, alunos e professores do 6º ano 9º Ano das Escolas Municipais, Prefeito Municipal Sr. Valmir Land, Vice-Prefeita Municipal Sra. Juliana Amaral Batista Leiria, equipes diretivas e outros convidados, para apresentarem suas experiências relacionadas ao empreender, que contou com a mediação da professora Alexandra de Moura, Secretária Municipal da Educação e Cultura. Momento este em que cada representante relatou a experiência empreendedora vivenciada na empresa, trazendo aos adolescentes exemplos positivos e significativos que os motivem a colocar em prática as habilidades e comportamentos empreendedores estimulados através do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. O evento contou com a apresentação dos mais diversos segmentos de nosso município. Sendo eles, Sr. Edson Schafer – da Joscil Equipamentos para Cereais LTDA, Daiana Nogueira e Maicol Figur – da Daia Decorações, Alita Zilmer- Floricultura Zilmer, Tanise Costa Beber e Martiniano Costa Beber – da Sementes Costa Beber, Dea Staehler Savegnago – Delícias da Dea e,  Sr. Geovan Carlos Pohl – da Silos Condor Agroindustrial LTDA. Além dos relatos apresentados pelos alunos do 9º ano, que desenvolveram seus trabalhos nas escolas voltados justamente a estes estudos para a concretização de um empreendimento.

Os relatos foram muito importantes, contextualizados, realizando uma reflexão profunda sobre como surgem as ideias, se concretizam e, o trabalho envolvido para a manutenção dos empreendimentos, bem como as dificuldades e os sucessos alcançados por todos. Além da reflexão sobre a importância de clareza em relação aos valores éticos e relacionais envolvidos nos mesmos.

Dessa forma vimos que o evento abriu uma porta para reflexões futuras, discussões sobre a temática, bem como o envolvimento dos alunos desde cedo com a atitude empreendedora, independente da carreira que estes sigam na vida adulta.