Página Inicial » Prefeitura De Condor » Condor: chuva ultrapassa a média mensal na região

Condor: chuva ultrapassa a média mensal na região

postado em: Prefeitura De Condor
Rio Ijuí – Linha Barra do Barbosa.

A passagem do ciclone extratropical causou transtornos para a região sul do país. Segundo a MetSul Meteorologia, as precipitações superaram os 200mm na metade norte do Estado. Em Condor, os rios transbordaram em várias localidades do interior. Na linha Barra do Barbosa, o Rio Ijuí, que faz divisa entre os municípios de Condor e Panambi, subiu cerca de 10 metros acima do nível normal. A água, que cobriu a ponte, impediu a passagem de veículos pelo local. O Rio Divisa também saiu do seu leito, bloqueando pontes e estradas na zona rural. Também foram registrados alagamentos na cidade, onde o Arroio Raiz transbordou no Bairro Raiz.

NOTA DA VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE

Enchentes são processos naturais que ocorrem regularmente nos períodos de maior volume de chuvas, quando a água transborda para as áreas das margens de rios, ocasionando inundações e causando complicações às populações próximas. Quando isso acontece, as pessoas correm maior risco de contrair doenças, pois, quando as águas sobem, carregam detritos e dejetos para ruas e casas, junto com urina de ratos (que provoca uma doença grave chamada leptospirose). Nestas águas, estão também os esgotos não canalizados, que, em muitos casos, são despejados a céu aberto nos córregos, sem nenhum tratamento.

A leptospirose é uma zoonose que acomete roedores e outros mamíferos, e, é um problema ambiental relevante, atingindo animais domésticos (cães, gatos) e outros de importância econômica (bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas), que, mesmo quando vacinados, podem tornar-se portadores assintomáticos e eliminar a bactéria junto com a urina. A infecção humana pela leptospirose, resulta da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, que, neste período de alagamentos, torna-se um risco iminente. Portanto, é preciso evitar o contato com água ou lama que possam estar contaminados pela urina de ratos. Pessoas que precisam atuar na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha.