Página Inicial » Agricultura » Agricultura e Defesa Civil se reúnem para alinhar ações de combate à estiagem

Agricultura e Defesa Civil se reúnem para alinhar ações de combate à estiagem

postado em: Agricultura
Reprodução, Defesa Civil Municipal.

No dia 10 de janeiro a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural, esteve com a coordenadoria da Defesa Civil do município de Condor, sindicatos, cooperativas, presidente da Câmara José Dias, administração municipal e o prefeito Valmir Land, para discutir a respeito da estiagem que vem assolando a produção local.

Da Defesa Civil, o coordenador João Luiz Lopes, repassou ao público os critérios que Condor precisa para emitir um decreto de emergência com a homologação do Estado. Um dos requisitos é a escassez hídrica (esgotamento de água para consumo humano e animal), quadro que felizmente não é a nossa realidade.

Após o debate e avaliação dos critérios do Governo Estadual, foi decidido que o município fará um decreto de emergência municipal, em virtude das perdas econômicas que, segundo a extencionista da Emater de Condor Roseli Seitenfuss, ultrapassou os 65 Milhões até o dia da reunião e aumenta a cada dia que a estiagem se prolonga.

Por meio deste decreto o município não terá auxílio financeiro da União, mas o documento poderá ajudar os produtores rurais em renegociações de dívidas junto às instituições bancárias.

Texto adaptado, por ASCOM.