Página Inicial » Saúde » ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REALIZA A VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL REALIZA A VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

postado em: Saúde

Ocorreu na tarde de ontem (10), no auditório da UBS em Condor a VII Conferência Municipal da Saúde, abordando como tema principal “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento dos SUS. Nesta edição, a Conferência discutiu sobre as questões principais que norteiam a saúde no âmbito municipal, tendo como finalidade consultar representantes dos diferentes segmentos da sociedade, sobre às demandas e necessidades em saúde, conforme as regulamentações do Sistema Único de Saúde.

Organizado pela Secretaria Municipal da Saúde e pelo Conselho de Saúde Municipal, a VII Conferência contou com a presença da Vice-prefeita, Sra. Juliana do Amaral Batista Leiria; Coordenador Municipal da Saúde, Sr. Arno Matschinske Júnior; Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sr. Luiz Ernesto Viquez Vargas; Presidente da Câmara Municipal, Sr. Carlos da Rosa Teixeira, além de secretários, servidores, autoridades municipais e integrantes da comunidade local.

Iniciando o debate, o Assessor de Planejamento e Contador, Sr. Juliano Fehlberg, realizou seu pronunciamento com base nas finanças disponibilizadas pelo município no segmento da saúde. Segundo ele os recursos disponibilizados ao município para investimento na saúde, provém dos impostos da União, impostos do Estado e da arrecadação Municipal, citando como exemplo o IPTU, onde 15% do valor arrecadado é destinado somente a saúde. Porém a cada ano os repasses oriundos da União aos municípios vem reduzindo drasticamente. “O município de Condor investe mais em saúde, pois anualmente a União vem transferindo menos recursos aos municípios. Percebemos ainda que a arrecadação nacional, não está diminuindo, e sim aumentando, porém para os municípios estes repasses não estão sendo proporcionais”, destacou.

Na oportunidade, também ministraram as falas, a Farmacêutica da UBS, Jéssyca Bandeira Corrêa; a Cirurgiã Dentista, Rosane de Camargo e a Enfermeira, Silvane Mass Carvalho. Em conversa, a Farmacêutica Jéssyca exibiu dados e informações relevantes que compõem hoje a saúde do município, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Segundo os dados apresentados por ela, a população residente em Condor hoje, está envelhecendo gradativamente. “ De acordo com as pesquisas, a nossa população está envelhecendo, e com isso precisamos estar preparados com os recursos e medicamentos necessários, pois poderemos ter um aumento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, por exemplo”, relatou.

A Farmacêutica, destacou ainda que atualmente o propósito da Atenção Primária a Saúde está focado na busca pela resolutividade, nas ações de promoção, prevenção e de recuperação da saúde, visando uma atenção integral a saúde. “Nossos trabalhos vão muito além de tratar somente a doença em si, mas também conhecer a família, o local onde mora e outros aspectos que são importantes e que irão auxiliar no tratamento adequado de cada indivíduo”, salientou.

A Conferência Municipal de Saúde é hoje o principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil, sendo que, a Conferência Estadual ocorrerá de 16 de abril a 15 de junho e a Nacional de 04 a 07 de agosto de 2019.

Redação: Eliéser Wehr – Acadêmico de Jornalismo – Unicruz